• Matéria: Português
  • Autor: cirlene57k
  • Perguntado 4 anos atrás

Em ATÉ 5 linhas, escreva o que você pensa sobre a valorização exagerada da aparência física, da beleza, tão comum entre os adolescentes nos dias de hoje. É legal? Não é? Por quê?​

Respostas

respondido por: yasmimicaro001
0

Resposta:

Quais as consequências da padronização da beleza?

A imposição de um padrão de beleza pode trazer inúmeras consequências, desde problemas de autoestima até o desenvolvimento de distúrbios relacionados à autoimagem. O desenvolvimento de transtornos alimentares também é uma consequência comum e perigosa da imposição do padrão de beleza.

Quais os dois tipos de imagem em relação ao próprio corpo que os adolescentes apresentam?

Para a pediatra e psicanalista francesa Françoise Dolto (1908-1988), autora de clássicos sobre a psicologia de crianças e adolescentes, os seres humanos têm dois tipos de imagem em relação ao próprio corpo: a real, que se refere às características físicas, e a simbólica, que seria um somatório de desejos, emoções, ...

Como fica a Auto-imagem e a autoestima do adolescente?

A relação entre os adolescentes e o seu corpo nem sempre é fácil. Enquanto uma autoimagem positiva contribui para uma melhor autoestima, há jovens que veem o seu corpo com uma insatisfação permanente – o que pode levar ao isolamento social, oscilações de humor ou até mesmo a perturbações alimentares.

Explicação:

A adolescência é a fase da vida em que a pessoa se descobre como indivíduo separado dos pais. Isso gera um sentimento de curiosidade e euforia, porém também gera sentimentos de medo e inadequação. Um adolescente está descobrindo o que é ser adulto, mas não está plenamente pronto para exercer as atividades e assumir as responsabilidades de ser adulto. Assim sendo ele procura exemplos, de pessoas próximas ou não - ídolos artísticos ou esportivos, entre outros - para construir seu caráter e seu comportamento.

Cabe também lembrar que muitas vezes os adolescentes necessitam de ajuda profissional nesse processo de "ser adulto", o qual, mesmo não se constituindo em doença mental, pode constituir-se em sofrimento para o adolescente, podendo ele beneficiar-se, e muito, de intervenções psicológicas.

Perguntas similares