• Matéria: História
  • Autor: maykiinhuh
  • Perguntado 4 anos atrás

É INCORRETO afirmar que:


A escravidão no Brasil muito impactou a segurança e saúde dos trabalhadores escravos.


O Capitão do Mato, figura que em fazendas de café, por exemplo, gerenciava as senzalas, ajudava na captura de escravos fugidos exercia uma função de gestão, afetando diretamente a qualidade da segurança e saúde dos trabalhadores, a exemplo do que alguns chefes de plantas industriais no início do século XX.


A escravidão no Brasil não retardou nosso processo de desenvolvimento industrial e de regulação das relações de trabalho, inclusive sobre segurança e saúde.


O trabalho na indústria no início do século XX não era muito regulamentado no tema das condições de segurança e saúde do trabalhador.


Havia trabalhadores braçais no início do século XX não tinham uso de equipamentos de segurança em suas atividades, bem como nem sabiam, ao certo, do caráter nocivo dos materiais que manipulavam ou do local que laboravam.

Respostas

respondido por: YgBighi
0

Resposta:

 

A escravidão no Brasil não retardou nosso processo de desenvolvimento industrial e de regulação das relações de trabalho, inclusive sobre segurança e saúde.

Explicação:

Gabarito comentado: a). A opção está incorreta, pois a extinção tardia da escravidão retardou o estabelecimento de nossos parques industriais, regulação específica de direitos e deveres de trabalhadores, incluindo a questão da segurança e saúde. Somente após as décadas iniciais é que se iniciou uma atuação regulamentadora forte neste sentido.

Perguntas similares