Sócrates foi um dos mais importantes filósofos da antiguidade. Para ele, a filosofia não era um simples conjunto de teorias, mas uma maneira de viver. Sobre o pensamento e a vida de Sócrates, considere V (verdadeiro) ou F (falso): ( ) O instrumento adotado por Sócrates para o exercício de sua atividade filosófica foi o diálogo, e sempre com o intuito de despertar em todos os homens, a importância de examinar sua vida e suas ideias através da razão. ( ) Sócrates fazia uso de um método refutativo de investigação, o que significa que seu principal intento era levar o interlocutor à contradição, independentemente se o último estivesse ou não com a razão, pois demonstrava que a retórica e argumentação são capazes de prevalecer sobre a verdade. ( ) Em polêmica com Aristóteles, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República para discutir aspectos da participação política dos cidadãos. ( ) O exercício da filosofia, para Sócrates, consistia em questionar e em investigar a natureza dos princípios e dos valores que devem governar a vida. Com isso, contraiu inimizades de poderosos que pediram sua execução sob a acusação de corromper a juventude. ( ) A maiêutica socrática é a arte de trazer à luz, por meio de perguntas e de respostas, a verdade ou os conhecimentos mais importantes da vida em sociedade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Escolha uma: a. V, V, F, V, F. b. V, F, V, F, V. c. V, F, F, V, V. d. F, F, V, V, V. e. F, F, F, V, V.
Respostas
Olá!
A alternativa correta é a C. Levando em consideração que:
(V) O instrumento adotado por Sócrates para o exercício de sua atividade filosófica foi o diálogo, e sempre com o intuito de despertar em todos os homens, a importância de examinar sua vida e suas ideias através da razão.
RESPOSTA: Sócrates acreditava que através do dialogo era possível fazer com que o interlocutor refletisse sobre suas verdades e conclusões. levando-os a questionarem as verdades, fazendo com que eles possam pensar por eles próprios.
(F) Sócrates fazia uso de um método refutativo de investigação, o que significa que seu principal intento era levar o interlocutor à contradição, independentemente se o último estivesse ou não com a razão, pois demonstrava que a retórica e argumentação são capazes de prevalecer sobre a verdade.
RESPOSTA: Quem utilizava o método refutativo era Platão.
(F) Em polêmica com Aristóteles, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República para discutir aspectos da participação política dos cidadãos.
RESPOSTA: Sócrates não deixou nenhuma obra escrita. República é escrita por Platão.
(V) O exercício da filosofia, para Sócrates, consistia em questionar e em investigar a natureza dos princípios e dos valores que devem governar a vida. Com isso, contraiu inimizades de poderosos que pediram sua execução sob a acusação de corromper a juventude.
RESPOSTA: Sócrates era acusado de corromper a mente dos jovens atenienses e de não acreditar nos deuses do estado.
(V) A maiêutica socrática é a arte de trazer à luz, por meio de perguntas e de respostas, a verdade ou os conhecimentos mais importantes da vida em sociedade.
RESPOSTA: É através do autoconhecimento e reflexão, como observado em sua famosa frase “Conhece-te a ti mesmo”, que o homem encontraria a “luz”, o conhecimento.
Abraços!
( V ) O instrumento adotado por Sócrates para o exercício de sua atividade filosófica foi o diálogo, e sempre com o intuito de despertar em todos os homens a importância de examinar sua vida e suas ideias através da razão.
( F ) Sócrates fazia uso de um método refutativo de investigação, o que significa que seu principal intento era levar o interlocutor à contradição, independentemente se o último estivesse ou não com a razão, pois demonstrava que a retórica e argumentação são capazes de prevalecer sobre a verdade.
( F ) Em polêmica com Aristóteles, para quem a cidade nasce de um acordo ou de um contrato social, Sócrates escreveu a República para discutir aspectos da participação política dos cidadãos.
( V ) O exercício da filosofia, para Sócrates, consistia em questionar e em investigar a natureza dos princípios e dos valores que devem governar a vida. Com isso, contraiu inimizades de poderosos que pediram sua execução sob a acusação de corromper a juventude.
( V ) A maiêutica socrática é a arte de trazer à luz, por meio de perguntas e de respostas, a verdade ou os conhecimentos mais importantes da vida em sociedade.