Platão, em seu livro “A República”, apresenta o célebre mito (ou alegoria) da caverna. Pode-se afirmar que com ele pretendia demonstrar que: Escolha uma: a. A democracia não é o mesmo sistema de governo porque nem todos eram considerados cidadãos gregos com direito à participação na vida pública. b. Há evidências da imortalidade da alma humana, que consiste na dualidade entre o mundo das ideias e o mundo da razão. c. Os mitos preservam sua centralidade para as explicações filosóficas para o desejo e necessidade de preservação das virtudes humanas. d. Os cidadãos são geralmente injustos com a minoria que quer ser justa e buscar a verdade sobre a natureza das coisas e da política. e. A condição de quem vive nas sombras é de completa vida enganada e a importância do filósofo para fazer com que ele enxergue um mundo que está além das sombras e da caverna.
Respostas
respondido por:
471
Letra e, pois quem está nas sombras não consegue enxergar a realidade como ela realmente é
carlaluanafer:
correto
respondido por:
60
Olá!
Com o Mito da Caverna podemos compreender que a principal vontade do filósofo é permitir a visualização da realidade que está presente fora da caverna, isto é, fora das avaliações críticas do mundo e fora também do raciocínio.
Logo, podemos afirmar que a alternativa correta compreende a que trata da condição de quem vive nas sombras: A condição de quem vive nas sombras é de completa vida enganada e a importância do filósofo para fazer com que ele enxergue um mundo que está além das sombras e da caverna.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás