Os pronomes relativos unem orações adjetivas. Assim, permitem a construção de frases complexas que garantem a progressão das ideias do texto.
Nas alternativas a seguir, você encontrará orações unidas por relativos. Assinale a que apresenta o uso adequado desse pronome.
A.
Os pesquisadores encontraram problemas onde auxiliaram nos questionamentos da pequisa.
B.
As questões de preconceito as quais os estudantes se depararam serviram de base para a pesquisa.
C.
O projeto de leitura o qual se desenvolveu na escola serviu de objeto de análise dos procedimentos de leitura.
D.
A pesquisa cujas dificuldades eram visíveis desde o começo não recebeu o apoio financeiro desejado.
E.
O estudante quem nos referimos terá seu perfil analisado na pesquisa.
Respostas
Resposta: D.
A pesquisa cujas dificuldades eram visíveis desde o começo não recebeu o apoio financeiro desejado.
Explicação:
Resposta: Letra D. A pesquisa cujas dificuldades eram visíveis desde o começo não recebeu o apoio financeiro desejado.
Explicação:
Observe a forma adequada de uso dos pronomes relativos.
Na alternativa "os pesquisadores encontraram problemas onde auxiliaram nos questionamentos da pequisa", o adequado seria: "os pesquisadores encontraram problemas que auxiliaram nos questionamentos da pequisa". O relativo "onde" deve ser utilizado apenas para retomar lugares.
Na alternativa "as questões de preconceito as quais os estudantes se depararam serviram de base para a pesquisa", o adequado seria: "as questões de preconceito com as quais os estudantes se depararam serviram de base para a pesquisa". Um dos problemas de uso inadequado do relativo está em não inserir a preposição exigida pelo verbo. Nesse caso, quem se depara, se depara com algo.
Já na alternativa "o projeto de leitura o qual se desenvolveu na escola serviu de objeto de análise dos procedimentos de leitura", o adequado seria: "o projeto de leitura que se desenvolveu na escola serviu de objeto de análise dos procedimentos de leitura". O pronome "qual" deve ser utilizado em situações propícias à ambiguidade.
Por sua vez, a alternativa "a pesquisa cujas dificuldades eram visíveis desde o começo não recebeu o apoio financeiro desejado" está adequada. O pronome "cujo" relaciona o possuidor (pesquisa) da coisa possuída (dificuldades) e concorda com o elemento que aparece depois.
Na alternativa "o estudante quem nos referimos terá seu perfil analisado na pesquisa", o adequado seria: "o estudante a quem nos referimos terá seu perfil analisado na pesquisa". O verbo "referir" exige preposição "a".