O que é o movimento?
O que é um ponto material?
O que é um corpo extenso?
O que é um movimento de translação?
O que é um movimento de rotação?
O que é distância percorrida ou espaço percorrido?
O que é deslocamento?
O que é o movimento uniforme?
O que é posição ou espaço na física?
O que é velocidade?
O que a velocidade mede?
O que significa uma velocidade negativa?
O que é velocidade média?
O que é velocidade instantânea?
O que é aceleração?
O que a aceleração mede?
O que é um referencial na física?
O que significa dizer que o movimento é relativo?
O que diferencia um movimento unidimensional de um movimento bidimensional?
O que diferencia uma grandeza escalar de uma grandeza vetorial?
Respostas
Resposta:
1- Em física, movimento é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no decorrer do tempo. Na filosofia clássica, o movimento é um dos problemas mais tradicionais da cosmologia desde os pré-socráticos, na medida em que envolve a questão da mudança na realidade.
2- Em mecânica clássica, ponto material, massa pontual ou massa puntiforme é uma abstração feita para representar qualquer objeto que em virtude do fenômeno tem dimensões desprezíveis, ou seja, dimensões tais que não afetam o estudo do fenômeno.
3- um corpo é a coleção de massas tomadas uma a uma. Por exemplo, uma bola de basebol pode ser considerada um objeto, mas ela também consiste de muitas partículas.
4- Translação é o movimento que um objeto realiza de um ponto a outro. É o deslocamento paralelo, em linha reta na mesma direção e no mesmo sentido, de um objeto ou figura, em função de um vetor percorrendo a mesma distância.
5- Movimento de rotação é o movimento circular de um objeto ao redor de um centro ou ponto de rotação.
6- O espaço ou distância percorrida é a soma dos módulos de cada deslocamento retilíneo que resulta no deslocamento total do corpo. Além disso, o espaço percorrido pode ser calculado somando-se todas as distâncias que o corpo percorre até chegar à posição final.
7- o deslocamento de um corpo é uma grandeza vetorial definida como a variação de posição de um corpo em um dado intervalo de tempo.
8- O movimento retilíneo uniforme é caracterizado pela uniformidade de espaços em intervalos de tempos iguais, o que implica uma velocidade constante. Ocorre ao longo de uma linha reta, como no caso de um veículo que trafega por uma pista retilínea.
9- Espaço é a posição (localização) de um objeto em certo instante (momento) em relação a um determinado referencial. a) A placa numa estrada informa nossa posição (espaço), ou seja, onde estamos. ... Normalmente adota-se a posição (0;0;0), origem do sistema de eixos cartesianos para o referencial.
10- movimento ou deslocamento rápido.
11- Velocidade é a grandeza vetorial que possui módulo, direção e sentido. Diretamente ligada à variação da posição, relaciona a distância percorrida por um corpo em um determinado intervalo temporal.
12- Um valor negativo de velocidade indica que o corpo se desloca no sentido negativo da trajetória. Em linguagem corrente, é comum confundir o conceito de velocidade média com o conceito de rapidez média.
13- Velocidade média é a variação da posição (deslocamento) de um móvel em relação a um referencial durante certo intervalo de tempo. A unidade de medida da velocidade média, de acordo com o SI, é o metro por segundo (m/s).
14- A velocidade escalar instantânea é considerada um limite da velocidade escalar média, quando o intervalo de tempo é zero.
15- Em mecânica, a aceleração é a taxa de variação da velocidade de um objeto em relação ao tempo. As acelerações são grandezas vetoriais. A orientação da aceleração de um objeto é dada pela orientação da força resultante atuando sobre aquele objeto.
16- Aceleração é a grandeza física que mede a variação da velocidade de um móvel em função do tempo.
17- Trata-se do corpo a partir do qual as observações de fenômenos são feitas. O movimento e o repouso dependem de um referencial. Um referencial é o corpo ou lugar a partir do qual as observações de fenômenos diversos são feitas.
18- Movimento relativo é todo e qualquer movimento. A palavra relativo indica que o movimento é sempre medido em relação a algo, que é o referencial ou o observador. Um mesmo corpo pode ter seu movimento descrito por vários observadores diferentes, ou seja, relativo à vários referenciais distintos.
19- O movimento unidimensional que vimos no capítulo anterior é um caso particular de uma classe mais ampla de movimentos que ocorrem em duas ou três dimensões.
20- Grandeza escalar apresenta apenas módulo. A vetorial possui módulo, direção e sentido. Assunto comum nas provas de física, a grandeza escalar se difere da grandeza vetorial por ter apenas um módulo (número), enquanto a vetorial tem módulo, direção e sentido.