Por que a área da linha do Equador é considerada uma região de predomínio de baixa pressão atmosférica?
(gente é pra hojeee)
Respostas
Resposta:
As coordenadas geográficas, como nós já sabemos, são os instrumentos que utilizamos para estabelecer a localização de qualquer ponto na superfície terrestre. Assim, um dos conceitos mais importantes utilizados pelas coordenadas é o de latitude. Vamos relembrá-lo?
A latitude é a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador, lembrando que essa linha é imaginária e “corta” a Terra ao meio no sentido horizontal, dividindo o planeta em norte e sul.
As latitudes variam de 0º a 90º para o norte e de 0º a -90º para o sul. Utilizando essas numerações em combinação com as longitudes, podemos, assim, encontrar qualquer ponto na superfície terrestre.
Mas qual é a relação entra a latitude e o clima?
As latitudes interferem diretamente no clima, pois os raios do sol, responsáveis por aquecer o nosso planeta, incidem de diferentes formas ao longo do eixo norte-sul, fazendo com que o clima apresente condições diferentes conforme alteramos as latitudes.
Assim, temos que: quanto mais as latitudes aproximam-se dos polos da Terra, menores são as temperaturas. Da mesma forma, quanto mais próximas as latitudes estão da Linha do Equador, maiores são as temperaturas.
Isso ocorre porque a região que abriga as áreas que estão mais ou menos próximas à Linha do Equador (chamada de região equatorial) recebe uma quantidade mais intensa de raios solares ao longo do ano, ao passo que as regiões polares (mais próximas dos polos sul e norte) recebem em menor intensidade o calor do sol.
Diante disso, é possível até mesmo estabelecer algumas zonas climáticas, que são as faixas de latitude em que o clima se apresenta de formas diferenciadas. Confira o esquema a seguir:
Explicação:
espero ter ajudado!!!!!!