Quais as críticas apontadas aos Modelos Explicativos de Saúde-Doença? Escolha uma:
a. As críticas ao modelo da História Natural da Doença estavam relacionadas à epidemiologia tradicional adotada na saúde da população, pela presença ou ausência de fatores de risco, sendo explicada a partir das correlações entre as observações da clínica médica e dos fenômenos epidemiológicos relativos à organização social e política da sociedade.
b. A crítica ao modelo da História Natural da Doença era devido à dicotomia entre normal e patológico.
c. A crítica ao Modelo Biomédico era que apesar de ser multicausal, não adotava medidas de promoção e prevenção de doenças.
d. A crítica ao Modelo da Biomédico é que embora seja multicausal, ainda privilegia os fatores biológicos na promoção da saúde.
e. A crítica ao modelo de História Natural da Doença é que este, apesar de considerar a multiplicidade de causas, privilegia aspectos biológicos na determinação da doença e foca suas ações na prevenção, desconsiderando a saúde enquanto direito e acesso a bens e serviços.
Respostas
respondido por:
144
Olá.
Como vai?
A resposta correta é a letra D, uma vez que no Modelo da Biomédico ainda existe uma preocupação em somente aponta os fatores biológicos e nesse modelo de diagnóstico acabam esquecendo as suas determinações sociais.
A crítica é que nesse modelo as determinações sociais são tratadas de maneira secundária. Não merece a atenção devida.
Dessa forma é enxergado como um modelo mecanicista e reducionista pois enxerga somente a doença como um fator biológico, não levando em conta as suas causas sociais, somente as que podem ser mensuradas.
Abraços!
respondido por:
37
Resposta:
.
.
- A critica ao Modelo da Biomédico é que embora seja multicausal, ainda privilegia os fatores biológicos na promoção da saúde.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás