A economia mineradora brasileira, florescida na época colonial, na passagem do século XVII para o século XVIII, só foi possível pela ação de determinadas figuras históricas que desbravaram e adentraram pelo sertão brasileiro. Dentre estes destaca-se Bartolomeu Bueno da Silva que foi apelidado de Anhanguera pelos índios Goyazes e cuja estátua se encontra no centro de Goiânia em praça cujo nome simboliza uma homenagem a estes homens . Tais figuras eram denominados de:
• os jesuítas
• os bandeirantes
• os huguenotes
• os comunistas
• os militares
Respostas
Resposta:
Os bandeirantes.
Veja a explicação abaixo:
Bartolomeu Bueno da Silva, o primeiro Anhanguera (termo tupi que significa "diabo vermelho", nascido e morto em data desconhecida) foi um explorador sertanista português.
Anhanguera fez parte dos primeiros bandeirantes que, movidos pelas dificuldades econômicas, pelo tino sertanista e pelo espírito de aventura, partiram de São Paulo para desbravar o interior do Brasil. A localização geográfica de São Paulo, que se assentava num centro de circulação fluvial e terrestre, favoreceu a partida de bandeiras para o interior do Brasil. Descobriu que os indígenas estavam cheios de ouro e não tinham o mesmo uso que nós para aquele metal. Não apenas escravizou os índios, como também levou o ouro deles embora, através de um truque: pegando uma pequena vasilha, encheu-a de cachaça, colocou fogo e ameaçou colocar fogo no rio. Os índios ficaram com medo e anunciaram o local do ouro. Recebeu, assim, o título de Anhanguera, segundo a lenda. Outros autores, no entanto, sugerem que o termo "Anhanguera" é proveniente da tribo dos Inhanguera, índios de Tocantins que teriam sido escravizados por Bartolomeu Bueno da Silva