• Matéria: Geografia
  • Autor: colapel
  • Perguntado 4 anos atrás

PFFF AJUDA!!! É P HJ

Atualmente, todas as nações da Europa têm um crescimento vegetativo muito abaixo da taxa de reposição da população. Em 2015, havia 21 países europeus com crescimento vegetativo negativo e dois com crescimento zero, o que significa que suas populações estavam em redução ou estáveis.

A- Quais as consequências que esse tipo de crescimento pode trazer para os países?

B- Quais seriam as possíveis soluções?

Respostas

respondido por: alamandabl
1

Resposta:

A) A falta de população é a mais óbvia condição resultante do crescimento vegetativo negativo. Com isso, a economia pode ficar fragilizada e ser a primeira a ser abalada, pois não teriam trabalhadores e nem mercado. Além disso, os sistemas previdenciários provavelmente entrariam colapso por não haver mais mão de obra para financiar a previdência.

B) Estimular o processo imigratório é um dos melhores fatores de equilíbrio vegetativo, mas isso tornaria o país mais diersificado racialmente. Estimular também o casamento e as relações amorosas entre a população pode ajudar com o crescimento populacional.

Explicação:

A taxa de crescimento vegetativo será positiva quando o número de nascimentos for superior ao número de mortes, ou negativo se o número de mortes for superior ao de nascimentos. Países que servem de exemplo são a Europa (que enfrenta esse problema por altos ideais de xenofobia no país, evitando a imigração extrangeira) e o Japão (que vem enfrentando grande número de idosos e pouco número de crianças e adolescentes, estimulando e muito a população a ter filhos)

Perguntas similares