os faraós construiam para se e sua familia túlmulos magnificos liste tres exenplos desses túlmulos construidos pelos egipsios.
Respostas
O Vale dos Reis, o local das incríveis tumbas dos faraós em Luxor, no sul do Egito, é o principal destino turístico do país quando se fala em Egito Antigo.
A cidade, que se chamava Tebas, foi a capital do Império Egípcio, no período de maior esplendor dessa incrível civilização.
Por isso, a cidade possui grandes templos e sítios arqueológicos distintos. Entretanto, nada é tão impressionante e inusitado quanto o Vale dos Reis.
Para conhecer um pouco mais sobre Luxor, suas curiosidades e como é a cidade hoje, leia o texto Luxor, o coração do Egito Antigo.
Vale dos Reis e as Pirâmides
No Egito Antigo, os faraós eram sepultados em pirâmides. As mais famosas são as Três Grandes Pirâmides de Gizé, mas existem várias outras. Nessa época, a capital era Memphis, localizada no norte do país, próxima ao que é hoje Cairo.
Com o tempo, o costume de usar pirâmides como tumbas caiu em desuso e os egípcios encontraram outros meios de sepultar seus faraós. Foi aí que começou a ser utilizado o Vale dos Reis. Para saber mais leia: Diferenças entre as Pirâmides de Gizé e o Vale dos Reis de Luxor.
vale dos reis em luxor
Vale dos Reis Egito – Foto: Supermac1961 (CC BY 2.0)
Vale dos Reis Egito
O Vale dos Reis no Egito é um vale no meio de uma cadeia montanhosa. Quando você vê uma foto do Vale dos Reis, parece que não tem nada demais. Apenas um vale no meio de um deserto.
Isso acontece, porque as tumbas construídas ali estão dentro da montanha. Não existe nenhuma construção exterior, os murinhos de arrimo, que são possíveis de visualizar na foto, foram construídos para auxiliar o turismo.
O principal do local são as tumbas e foram construídas no interior da montanha. Os egípcios escavavam túneis subterrâneos, formando corredores e câmeras. Um trabalho muito difícil e demorado, sobretudo pela simplicidade das ferramentas de trabalho da época.
Algumas tumbas são menores, mas outras chegam a ter mais de 100 metros de extensão.
Os egípcios davam muito valor para seus sepultamentos, por isso os faraós começavam a a pensar como seriam suas tumbas logo quando assumiam o poder.
Os faraós que reinavam por um longo período tinham mais tempo para construir grandes tumbas, já os que reinavam por um pequeno período não tinham tempo suficiente para fazer grandes obras, por isso as tumbas ficavam menores e muitas vezes inacabadas.
Leia também: O que fazer em Luxor, veja as atrações turísticas
Desenho nas paredes no Vale dos Reis
Desenho nas paredes no Vale dos Reis Egito – Foto: reibai (CC BY 2.0)
Paredes das tumbas no Vale dos Reis
O que torna as tumbas do Vale dos Reis tão especiais são as paredes. Elas eram esculpidas e depois pintadas. Em algumas tumbas as cores ainda estão vivas! Nem parece que elas foram pintadas há mais de 3 mil anos.
O que havia dentro das tumbas
Os egípcios acreditavam que a morte do faraó era apenas uma passagem para um outro lado de onde eles continuariam reinando.
Por isso, eles começavam a fazer suas tumbas assim que assumiam o poder. Quando morriam, não apenas o corpo mumificado do faraó era colocado nas tumbas, mas também todos os seus pertences pessoais.
Infelizmente, as tumbas foram saqueadas e acredita-se que muitas delas foram saqueadas ainda no período do Egito Antigo. Apenas uma tumba do Vale dos Reis no Egito foi encontrada intacta.
Interior da tumba de Tutancâmon quando descoberta, foto de 1922. Fotografia da Universidade de Oxford
Tumba de Tutancâmon
A única tumba que foi achada intacta foi a do faraó Tutancâmon. Por sorte, os saqueadores não a encontraram, porque segundo o guia nos contou, foi construída outra tumba ao lado. Por isso, as rochas que eram retiradas nas escavações dessa outra tumba foram jogadas na entrada da tumba de Tutancâmon, deixando-a escondida. Apenas em 1922, a tumba foi descoberta pelo arqueólogo Howard Carter.
Tumba faraó Tutancâmon
Tumba de Tutancâmon no Vale dos Reis Egito – Foto: Chuck Siefke (CC BY 2.0)
Na tumba de Tutancâmon foram encontrados mais de 5 mil objetos entre camas, trono, estátuas. O objeto mais famoso encontrado foi a máscara mortuária de ouro, que se encontra no Museu Egípcio do Cairo.
Tutancâmon nem foi um faraó importante, reinou por pouco tempo, morrendo aos 19 anos. Pelo que foi encontrado na tumba de Tutancâmon é possível imaginar o que haviam nas tumbas dos faraós mais importantes do Egito, como Ramsés II que reinou por mais de 60 anos.