O café e seus efeitos sociais
Quando as pioneiras cafeterias abriram suas portas na Europa, os sábios e intelectuais frequentadores já travavam verdadeiros embates e dissertações sobre os efeitos do café e da cafeína no corpo humano.
[...] Tantas décadas depois, o debate ainda persiste e agora não mais apenas nas rodas de cafeterias, mas nas universidades, centros de pesquisas e também na mídia.
O debate sobre café e saúde é amplo e muito vasto. Inúmeras pesquisas apontam para os benefícios da bebida. Hoje o café é tido como aliado no tratamento de diversas doenças. Vale ressaltar porém, que café não é remédio e que seu excesso pode sim trazer prejuízos. Por isso, é preciso ficar de olho na quantidade consumida [...].
Deixando de lado as reações físicas provocadas pelo café, há outro efeito que me chama muito mais a atenção. Gosto dos resultados psicológicos desta bebida, da sensação de prazer que ela provoca e do convívio social que ela proporciona. O maior destaque se dá na contribuição aos nossos sentidos, resultando na nossa percepção do prazer em beber café. E este é um hábito quase sempre marcado por encontros.
O café da manhã caracteriza-se pela reunião familiar, onde todos, muitas vezes apressados, sentam-se à mesa para degustar um café recém passado [...] que ainda deixa seu perfume no ar, tomando todos os cômodos da casa.
Mais tarde, ele aparece numa reunião de negócios ou no encerramento de um almoço com os colegas de trabalho. Outro momento de prazer pelo paladar e pela articulação social. Para fechar o dia, pode ser aquele café com leite na hora de ir para a cama ou um café especial para brindar um jantar.
Tudo isso nos leva a crer que o sistema de recompensa humana não responde à cafeína ou a qualquer outro componente da bebida de maneira isolada, mas sim à presença de pessoas queridas, de momentos marcantes e sensações eternizadas na memória.
A vida pode ser dura, mas nem por isso ela precisa ser sem sabor. Ela pode ser cheia de percalços, mas pode ser muito prazerosa. Experimente incrementar o seu dia com um café de qualidade.
Nesse texto, há uma opinião no trecho:
A)“Quando as pioneiras cafeterias abriram suas portas na Europa, os sábios e intelectuais frequentadores já travavam verdadeiros embates e dissertações...”. (1º parágrafo)
B)“Inúmeras pesquisas apontam para os benefícios da bebida...”. (3º parágrafo)
“Mais tarde, ele aparece numa reunião de negócios ou no encerramento de um almoço...”. (6º parágrafo)
C)“A vida pode ser dura, mas nem por isso ela precisa ser sem sabor. Ela pode ser cheia de percalços, mas pode ser muito prazerosa.”. (8º parágrafo)
Respostas
respondido por:
10
A opinião apresentada se encontra no oitavo parágrafo do texto (alternativa C).
O texto de artigo de opinião sobre o café contextualiza o leitor sobre o início das vendas dessa bebida, como forma de elemento na interação social.
O texto apresenta lados benéficos e negativos sobre o café. A cafeína em excesso pode trazer problemas para o corpo humano.
Por outro lado, a cafeína colabora no tratamento de doenças. É algo que depende da quantidade consumida.
O café, hoje em dia, é relacionado com o convívio social. Ele é presente em encontros casuais, de acordo como texto.
mais sobre café em: brainly.com.br/tarefa/24183510
Anexos:
respondido por:
1
Resposta:
C
Explicação:
coloquei essa na minha prova
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
Letra D
Explicação:
Gente é uma opinião está bem na cara :) só ver a resposta mais coerente