1. No século XVII, basicamente, todos os países europeus tinham como forma de governo a Monarquia Absolutista. Tais governos se fortaleceram desde os últimos tempos medievais, quando a crise (séc. XIV) que então assolava a Europa feudal abriu espaço à formação dos Estados Nacionais Modernos. Neste momento, a existência de um governo centralizador foi fundamental ao processo de unificação territorial, jurídica e monetária pelo qual passaram países como Portugal, Espanha, Inglaterra e França. No entanto, com o passar dos anos, as críticas ao excessivo centralismo político por este Estado absolutista começaram a ganhar força em boa parte da Europa. A burguesia mostrava-se, então, como o grupo social responsável pelos principais ataques desferidos contra esse tipo de governo, o qual identificava como um poderoso empecilho ao desenvolvimento de práticas econômicas mais liberais e lucrativas. Sobre a Inglaterra no século XVII e as Revoluções Inglesas, assinale a única opção incorreta:
Selecione uma das opções abaixo:
a- Segundo o texto, as monarquias absolutistas, vigoraram na Europa após a crise do sistema feudal, porém com o passar do tempo, elas acabaram perdendo força em decorrência das críticas que sofriam. A classe social que mais criticava o poder das monarquias absolutistas era a burguesia, que tinha poder econômico, mas não possuía a participação política.
b- As chamadas revoluções inglesas, foram marcadas principalmente pelos conflitos entre a Coroa inglesa e o Parlamento que ganhou o apoio dos grupos que almejavam uma maior participação na política inglesa.
c- No século XVII, ocorreu na Inglaterra a primeira grande revolução feita pela burguesia na história da Europa. Essa revolução teve dois momentos. O primeiro ocorreu no reinado de Carlos I onde o exército do parlamento comandado por Oliver Cromwell prendeu, julgou e executou o rei. O segundo, denominado pelos historiadores de Revolução Gloriosa, o Rei Jaime II foi deposto pelo Parlamento e o príncipe holandês Guilherme de Orange se tornou Rei, mas teve seus poderes limitados pelo Parlamento.
d- As Revoluções Inglesas ocorridas no século XVII, foram as primeiras movidas pela burguesia e criaram as condições necessárias para a realização da Revolução Industrial no século XVIII. Essas revoluções consolidaram o poder do Parlamento e principalmente da burguesia, grupo social responsável financeiramente pela Revolução Industrial.
e- As Revoluções Inglesas não podem ser consideradas como modelos de revoluções burguesas porque essa vitória da Burguesia e do Parlamento Inglês foi apenas temporária. Após a Revolução Gloriosa, o absolutismo foi restaurado na Inglaterra e os reis continuaram reinando no país por muito tempo.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:olha eu coloquei a letra A e acertei mais caso estiver em dúvida eu volto aqui daqui a pouco ok
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás