Questão 03
Dánie de Jesus realizou um estudo sobre a comunidade do Orkut intitulada “Salvem nossa língua portuguesa”. Para os criadores dessa comunidade, desvios ortográficos tais como “sinosite” ou “conhecidência” constituem “crimes hediondos” que ameaçam a língua portuguesa da “morte”. Sobre isso, ela afirma:
“Essa concepção tem suas raízes ideológicas no mito da unidade linguística. Aqueles que a defendem acreditam que existe apenas uma norma – a norma-padrão – que deve ser utilizada e respeitada, ou seja, para eles vivemos em mundo sob a égide da homogeneidade, da transparência e da não contradição. Essa atitude parece requerer dos leitores desses enunciados uma opção única de sentido, temos apenas uma verdade: uma língua-padrão que nos orienta e nos governa.”
Jesus, Dánie Marcelo de. Eu amo a língua portuguesa!: o discurso de usuários do Orkut. Polifonia, Cuiabá, EDUFMT, n. 17, p. 239-253, 2009. Disponível em: .
Ao afirmar que, para os criadores da comunidade “Salvem nossa língua portuguesa”, existe apenas uma norma, D. de Jesus deixa pressuposto que, em sua opinião *
a. a norma-padrão deixou de ter importância em um contexto de globalização.
b. para outras pessoas, existem outras normas, o que leva à superação da ideia de homogeneidade linguística.
c. a língua portuguesa não deveria sofrer variações internas, mas seu uso em diferentes regiões do planeta acaba produzindo essas variações.
d. os princípios da não contradição, da transparência e da homogeneidade têm um alcance limitado, estritamente nacional.
e. para outros grupos, a unidade linguística é uma meta nobre, mas inalcançável.
rafaelbotrel46:
Alternativa C
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Alternativa C
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás