Respostas
Resposta:
Thomson: o modelo mostrava como o átomo emitia elétrons.
Segundo ele, o átomo é uma esfera descontínua e não maciça, apresenta elétrons, logo, devia apresentar partículas positivas para que a carga final fosse nula. Os elétrons não estariam presos no átomo, podendo "se mover" em algumas condições. Os elétrons teriam a mesma carga, com isso haveria repulsão, por esta causa estariam distribuídos na esfera.
Rutherford: o átomo é formado por uma região região central muito pequena e densa, chamada núcleo. A maior parte da massa do átomo estaria no núcleo, e ao redor dele existiria um espaço vazio delimitado pela eletrosfera. O núcleo seria carregado positivamente, a eletrosfera seria ocupada pelos elétrons. E em sua maior parte, o átomo é formado por espaços vazios.
Bohr: os elétrons não se movem aleatoriamente ao redor do núcleo, mas sim em órbitas circulares, cada órbita tem uma energia, quanto mais perto do núcleo menor a energia do elétron e vice-versa. Para passar de uma órbita com menor energia para outra com maior energia, o elétron precisa absorver uma quantidade de energia, o chamado salto quântico.
Espero ter ajudado, bons estudos.