Respostas
Resposta:
“Tolerância” é o “direito que se reconhece aos outros de terem opiniões diferentes ou até opostas às nossas”, ou seja, a aceitação da diferença, ainda que haja divergência. A origem do conceito de tolerância, como conhecemos hoje, está na Carta sobre a Tolerância, do filósofo inglês John Locke (1632 -1704), publicada em 1689. Um dos principais precursores do liberalismo, Locke defendeu os direitos dos indivíduos, no contexto do fim do absolutismo.
Já a palavra “intolerância” vem do latim intolerantia, que significa impaciência de aguentar. Segundo esta mesma linha, de acordo com a antropóloga e feminista francesa Françoise Hériter (1933), a intolerância está ligada à dificuldade de reconhecer a expressão da condição humana no que nos é absolutamente diverso.
Ser “intolerante” teria o sentido de “restringir a definição de humano aos membros do grupo; os outros, sendo não humanos, podem ser tratados como tais”. Esta é uma das chaves para a compreensão de uma das causas do aumento da intolerância nos últimos tempos.
Para facilitar os seus estudos, listamos alguns casos de intolerância que vêm assombrando o Brasil e o mundo. Assuntos que podem até mesmo virar tema de questões e da redação do Enem 2016.