(UEL-PR) O relevo corresponde ao conjunto de formas apresentadas na superfície terrestre. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra. Em 1985, o professor Jurandyr Ross elaborou uma classificação do relevo brasileiro com base em três fatores geomorfológicos: 1. morfoestrutura – origem geológica; 2. paleoclima – ação de antigos agentes climáticos; 3. morfoclima – influência dos atuais agentes climáticos. Essa classificação associa o passado geológico e o passado climático com os atuais agentes escultores do relevo. Com base nesta associação, o professor Ross identificou três tipos de relevo.
a) Indique cada tipo de relevo e descreva suas características.
b) De que forma essas características influenciam a vida nas cidades
Respostas
Resposta:
a) A classificação do relevo brasileiro segundo Jurandyr Ross considera três tipos de relevo: Os planaltos, que são formas residuais do intenso processo erosivo sobre o território e recobrem a maior parte da estrutura geológica do país; as depressões, que se constituem como bordas dos planaltos e, portanto, mais rebaixadas que estes; e as planícies constituídas de rochas diferentes das outras unidades e cujo processo de sedimentação supera o de erosão.
b) O relevo determina a ocupação e a organização do espaço urbano, permitindo que seu planejamento otimize a vida urbana. Sua análise deve ser considerada para a ocupação de fundos de vale, sujeitos às inundações, como às ocorridas recentemente em Santa Catarina; na ocupação das áreas de encostas que estão sujeitas ao processo de desmoronamento, como no caso do Rio de Janeiro; na localização dos cinturões agrícolas, entre outros.