• Matéria: Contabilidade
  • Autor: lilianfg18
  • Perguntado 4 anos atrás

(COPEVE-UFAL - 2014 - ALGÁS - Assistente de Processos Organizacionais - Administração de Empresas ou Contabilidade) Ao longo da história da Contabilidade, a classificação das contas tem dividido os doutrinadores entre várias respostas, resultando em formas diferentes de classificação e interpretação das contas. No Brasil, a teoria usualmente utilizada é a Patrimonialista. Duas outras teorias importantes são a Materialista e a Personalista. Dadas as afirmativas a respeito dessas teorias:
I. A Teoria Patrimonialista classifica as contas em dois tipos: Proprietários e de Resultado.
II. A Teoria Materialista classifica as contas em dois tipos: Integrais ou Elementares e Diferenciais ou Derivadas.
III. A Teoria Personalista classifica as contas em dois tipos: Agentes Consignatários e Agentes Correspondentes.
Verifica-se que está(ão) correta(s) apenas:

a)II.
b)I e II. (certa)
c)II e III.
d)III.
e)I.

Respostas

respondido por: davilars
8

Resposta:

A) II

Explicação:

respondido por: CorreaJuh
0

Resposta:

II e III.

Explicação:

Na Teoria personalista, temos três tipos de contas (pessoas):

a) Proprietários: consiste nos responsáveis pelas contas do patrimônio líquido e suas variações, como receitas e despesas. São, portanto, contas dos proprietários: Capital social, Receita de vendas, Custo da mercadoria vendida (CMV), ICMS sobre vendas, Devoluções de vendas, Receitas financeiras, Reserva legal, etc.

b) Agentes consignatários: consiste nas pessoas (contas) a quem a entidade confia a guarda os bens (Ativo), ou seja, que representam os bens. São, portanto, contas dos agentes consignatários: Caixa, Banco, Veículos, Móveis, Terrenos, etc.

c) Agentes correspondentes: consiste nas pessoas que representam as contas de direitos (Ativo) ou obrigações (Passivo). São terceiros, que se situam na posição de devedor ou credor da entidade. São, portanto, contas dos agentes correspondentes as contas em que a entidade mantém esse tipo de relação jurídica, como por exemplo, Clientes e Fornecedores. Os clientes devem à empresa o valor correspondente a suas compras a prazo e os fornecedores são credores da empresa em relação às vendas a prazo que a esta foram feitas. Daí resulta que Clientes é conta devedora e Fornecedores é conta credora.

Teoria Materialista

a) Integrais (ou Elementares): são as representativas dos bens, dos direitos e das obrigações da entidade, ou seja, Ativo e Passivo Exigível.

b) Diferenciais (ou Derivadas): são as representativas do Patrimônio Líquido, das receitas e das despesas da entidade.

Teoria Patrimonialista

a) Contas Patrimoniais: são as contas representativas dos bens e dos direitos (Ativo), das obrigações (Passivo) e do Patrimônio Líquido (PL) da entidade.

b) Contas de Resultado: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

Perguntas similares