A mineração brasileira como consequência do movimento bandeirista, foi responsável pelo deslocamento do eixo econômico do brasil-colônia no litoral para o interior dentre outras grandes mudanças. A respeito da mineração no território brasileiro no período colonial, é correto afirmar.
A. Devido à pequena quantidade de reservas minerais na região de Minas Gerais Vila o processo de ocupação foi irrelevante. Portanto não houve ocupação e, muito menos urbanização interior do Brasil .
B. A sociedade mineira tinha como característica o patriarcalismo todas se vendiam ao Senhor de, a mobilidade social - devido à impossibilidade de acúmulo de metal e ruralidade - áreas rurais de produção.
C. Sobre os impostos de mineração em Vila Podemos destacar o quinto- era cobrado 20% da extração do ouro da mina, e a derrama/Devassa - devassa de bens do minerador por impostos de vidro a coroa.
D. A mão de obra escrava Vila essencial para a produção açucareira Vila não foi pouco usado na economia mineradora pois era necessária uma mão de obra especializada para esse tipo de exploração.
Respostas
Considerando a mineração no território brasileiro, a afirmativa correta é a letra C. Sobre os impostos de mineração em Vila Podemos destacar o quinto- era cobrado 20% da extração do ouro da mina, e a derrama/Devassa - devassa de bens do minerador por impostos de vidro a coroa.
A mineração brasileira resultou do movimento dos bandeirantes, que realizaram o deslocamento do eixo econômico do brasil colonial para as regiões litorâneas e do interior, um exemplo foi o que ocorreu no estado de Minas Gerais.
A derrama era um imposto ou dispositivo fiscal aplicado no Estado de Minas Gerais durante o período do Brasil colonial com o intuito de assegurar o teto de 100 arrobas anuais na arrecadação do quinto. O quinto era um direito cobrado pela coroa portuguesa (20%) sobre o ouro encontrado nas colônias.
Bons estudos!