Atividades: 1) Explique por que o processo de industrialização do Brasil ocorreu de forma desigual e em qual região ocorreu a concentração das atividades industriais?
2) Explique o que é a Guerra Fiscal e como isso interferiu no processo de desconcentração industrial.
3) Explique o que são metrópoles, pesquise exemplos de metrópoles brasileiras.
4) Explique o que é o processo de conurbação e cite exemplos.
5) Cite exemplos de problemas encontrados nas cidades brasileiras.
Respostas
Resposta: 1) A explicação para o processo de industrialização desigual do Brasil é:
o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.
O Sudeste brasileiro era uma região com vastas plantações de café, a principal mercadoria exportada do Brasil para o resto do mundo e que movimentava a economia.
Como a região Sudeste já concentrava boa parte da economia brasileira, a tendência foi de que as empresas e industrias se instalassem onde havia maior abundancia de recursos como capital e mão-de-obra.
2)A Guerra Fiscal é considerada como um dos problemas existentes na política econômica do Brasil, pois o excesso de incentivos fiscais diminui a arrecadação pública. ... Esses incentivos fiscais, por sua vez, são materializados pela oferta de isenções de impostos ou uma diminuição significativa da carga tributária.
3) As metrópoles nacionais, como o próprio nome indica, são aquelas que não costumam extrapolar comercial e economicamente as suas relações para além do território de seus países. ... No Brasil, as metrópoles nacionais são Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília.
4)A conurbação é o processo em que duas cidades vizinhas crescem a tal ponto que elas se juntam, compondo um mesmo meio urbano. ... Um exemplo de conurbação é o da região metropolitana de São Paulo, também chamada de “Grande São Paulo”, envolvendo mais de 38 municípios.
5)As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social. O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.)
Espero ter ajudado, bons estudos ;)