Como os pré-históricos encaravam a música?
Qual a influência da Igreja Católica nas músicas durante a Idade Média??
[ Organizado a resposta ]
Respostas
Com a expansão do feudalismo por toda a Europa Medieval, observamos a ascensão de uma das mais importantes e poderosas instituições desse mesmo período: a Igreja Católica. Aproveitando-se da expansão do cristianismo, observada durante o fim do Império Romano, a Igreja alcançou a condição de principal instituição a disseminar e refletir os valores da doutrina cristã.
Naquela época, logo depois do Primeiro Século, diversas interpretações da doutrina cristã e outras religiões pagãs se faziam presentes no contexto europeu. Foi através do Concílio de Niceia, em 325, que se assentaram as bases religiosas e ideológicas da Igreja Católica Apostólica Romana. Através da centralização de seus princípios e da formulação de uma estrutura hierárquica, a Igreja teve condições suficientes para alargar o seu campo de influências durante a Idade Média.
- Como os pré-históricos encaravam a música?
Não há como ter certeza de como era música produzida pelos homens das cavernas, pois naquela época não havia nenhum tipo de registro sonoro-musical. As informações sobre a pré-história baseiam-se em referências documentais não escritas, que funcionam como fontes históricas, tais como pinturas rupestres, fósseis e ossadas, sítios arqueológicos, esculturas, ferramentas…
Há desenhos rudimentares feitos em paredes de cavernas pelos homens pré-históricos, onde aparecem manifestações de dança, indicando movimentos corporais provavelmente acompanhados de música primitiva e de sons vocais.
Acredita-se que os homens pré-históricos tentavam imitar os sons da natureza com onomatopeias. Um dos motivos seria imitar sons de animais menores para caçá-los ou para atrair predadores, a quem eles também caçavam. Outro motivo seria afugentar uma fera
- Qual a influência da Igreja Católica nas músicas durante a Idade Média??
Na música, houve também influência da Igreja, sendo o estilo sacro o de maior destaque. Nomes como Gregório Magno, introdutor do canto gregoriano; e Guido d'Arezzo, que batizou as sete notas musicais, foram extremamente importantes para o desenvolvimento da música erudita.
Canto gregoriano
O Canto gregoriano
foi uma das principais formas de expressão musical na Idade Média, demonstrando a influência católica sobre a cultura medieval.
- Espero ter ajudado!!