Respostas
Resposta:O que é a dismorfia muscular?
A dismorfia muscular (DM), também conhecida popularmente como vigorexia, caracteriza-se como uma preocupação excessiva com a imagem corporal e a hipertrofia do corpo, gerando problemas como insegurança, dificuldades de convívio social e baixa autoestima.
Ela acontece a partir de uma distorção da imagem que o indivíduo tem de si mesmo. Nesse cenário, a quantidade de músculos e o seu aspecto físico nunca são suficientes. Mesmo apresentando baixo percentual de gordura corporal e hipertrofia considerável do corpo, a pessoa é incapaz de se enxergar dessa maneira. É como se o Arnold Schwarzenegger, no auge do seu condicionamento físico, visse a si mesmo como fraco e pequeno.
Essa constante preocupação com a aparência e insatisfação física faz com que quem sofre dessa síndrome se submeta a sessões exaustivas e anormais de treinos intensos, a dietas radicais e ao uso abusivo de esteroides anabólicos androgênicos (EAA) em busca de uma aparência que dificilmente os satisfará.
A dismorfia muscular é considerada uma manifestação do Transtorno Dismórfico Corporal (TDC) e é muito comum em praticantes de musculação. Esses atletas ultrapassam a barreira saudável da prática de exercícios físicos e tornam isso uma verdadeira obsessão, com vários prejuízos para sua saúde e relações interpessoais.
Explicação: