• Matéria: Geografia
  • Autor: weslleymoniz
  • Perguntado 4 anos atrás

Conflito da água na Bolívia " atual conflito nos dias de hoje"
As Américas possuem a maior porcentagem de reservas de água doce do mundo, que incluem uma grande quantidade de rios caudalosos e os maiores aquíferos do mundo, o Guarani e o Aquífero Alter do Chão . Sem a pretensão de abarcar todas elas, citamos aqui alguns casos exemplares de luta em defesa da água e dos territórios. Segundo a revista argentina Mu, a estimativa mais baixa de consumo de água que a mineradora previa era de um milhão de litros diários, «mas as comparações com outros projetos revelam que o dado é falso, e que a cifra real ia atingir pelo menos doze milhões de litros diários». Com uma situação crítica de água e um histórico de conflitos locais pelo recurso, a região de Cochabamba, no centro da Bolívia, levantou-se contra a privatização.
O absurdo era tal que Aguas del Tunari –consórcio integrado por Bechtel e Edison , Abengoa , entre outras – podia cobrar pela água que os moradores obtivessem dos rios, ou até de seus próprios poços artesianos. Mas também conseguiu marcar fortemente na memória coletiva que «a água é do povo» e estabelecer um antecedente histórico de grande importância na luta contra o neoliberalismo. « Desde a perspectiva indígena e popular na Bolívia, a água é um presente generoso da Pachamama, é o sangue da madre terra. » O conflito pela água e terra vem de longe na região Oeste da Bahia.
Entretanto, na atualidade a disputa pela água vem se acirrando por conta do nível de consumo das grandes empresas do agronegócio transnacional que operam na região.1) Sobre o conflito da água, marque à questão correta. Segundo o texto *
a)No Brasil, pois a coca cola comprou boa parte dos reservatório de água;
b) Na Venezuela, logo o país é rico em recursos hídricos ;
c) Na Colômbia, boa parte da água existente lá é potável;
d) O conflito de privatização da água aconteceu na Bolívia.

preciso de ajuda!!!!!​

Respostas

respondido por: gleciaoliveira658
0

Resposta:

Explicação:

Gdhghfjthcfgfnmvbcyccfcgbcgjicgc

Gygijyuuhjh

Vhhjgiikigiuhogiuykh

Contribuiu ughhbku

Hhgmkhkjojuuguhgguuggu

Bvgjggjhhjgihuhhhhhjihy

Ggfjvjkhjvgcfbj

Ghygghhubhhh Gfh

Perguntas similares