Texto 1
UM COMPROMISSO COM A VIDA
O amor às pessoas é uma força espiritual que favorece o encontro em plenitude com Deus, a ponto de se dizer, de quem não ama o irmão, que está nas trevas, caminha nas trevas (1Jo 2,11). Fechar os olhos diante do próximo torna cegos também diante de Deus, e que o amor é fundamentalmente a única luz que ilumina incessantemente um mundo às escuras e nos dá a coragem de viver e agir. Quando vivemos a mística de nos aproximar dos outros com a intenção de procurar o seu bem, ampliamos o nosso interior para receber os mais belos dons do Senhor. A tarefa da evangelização enriquece a mente e o coração, abre-nos horizontes espirituais, torna-nos mais sensíveis para reconhecer a ação do Espírito, faz-nos sair dos nossos esquemas espirituais limitados. Só pode ser missionário quem se sente bem, procurando o bem do próximo, desejando a felicidade dos outros.
Texto 2
UM COMPROMISSO PESSOAL
As mudanças que tanto queremos no mundo só serão reais se começarem em nós, a partir de nós, afetando assim o ambiente em que vivemos. A conversão pastoral é fruto da conversão pessoal. “Vai, e faz o mesmo” (Lc 10,37). Daí a importância de renovarmos, pessoalmente, nosso compromisso de cuidado e valorização da vida; cultivar boas amizades; redescobrir o valor da vizinhança; valorizar o cuidado com a própria saúde, com o lazer e o descanso, sem descuidar da solidariedade. Por mais que tenhamos desafios pessoais e comunitários, jamais podemos nos acomodar diante deles. No deserto, é possível redescobrir o valor daquilo que é essencial para a vida. Devemos sempre recordar das palavras de Santa Teresa de Calcutá: “Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no oceano. Mas o oceano seria menor se lhe faltasse uma gota”. Um pequeno gesto é capaz de fazer diferença em uma existência toda.
Estabeleça a relação entre os textos 1 e 2
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
O texto I se refere a religião e a crença pessoal, já o texto II refere-se a uma escolha pessoal da vida sem a interferência de um Deus.
Explicação:
.
Perguntas similares
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás