• Matéria: Geografia
  • Autor: yassry
  • Perguntado 4 anos atrás

O que motivou o encerramento das atividades da prisão estadunidense na bala de Guantánamo?

Respostas

respondido por: herikfernandes177
8

Resposta:

Guantánamo está localizado na porção sudeste do território de Cuba, sendo uma área de administração dos Estados Unidos da América (EUA). Em 1903, esses dois países assinaram um acordo que dava direito aos EUA de controlar a região e realizar operações navais. Contudo, em janeiro de 2002, após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, Guantánamo se transformou em um Centro de Detenção de acusados de envolvimento com terrorismo.

Desde então, 779 pessoas passaram pela prisão, de acordo com informações obtidas pelo atual “terror” de governos e empresas de todo o mundo, o site Wikileaks. Esses dados foram divulgados por vários jornais: El País (espanhol), La Repubblica (italiano), Le Monde (francês), Washington Post (estadunidense), Aftonbladet (sueco), entre outros.

O Centro de Detenção de Guantánamo registra várias práticas que desrespeitam os direitos humanos, tais como torturas, transporte inadequado de detentos, abuso sexual, espancamentos, intolerância às práticas religiosas, detenção de crianças, etc. Um dos principais objetivos das prisões é a obtenção de informações privilegiadas dos detentos, fato conquistado através de torturas.

A maioria dos prisioneiros, de origem afegã, paquistanesa e iraquiana, não passou por uma acusação formal nem por um julgamento. Conforme os relatórios divulgados, alguns prisioneiros são inocentes e ficam detidos durante anos. Pessoas são incriminadas com base em depoimentos falsos, muitas vezes obtidos por meio de torturas em outros presos.

Explicação:


herikfernandes177: Espero Ter Ajudado
Perguntas similares