• Matéria: História
  • Autor: angelxys99
  • Perguntado 4 anos atrás

Com o enfraquecimento dos senhores feudais, era preciso encontrar nova fórmula para controlar as massas insatisfeitas durante a Baixa Idade Média. A saída foi o fortalecimento da figura do Rei, até então apenas mais um senhor feudal. O Rei recebe o poder político daqueles senhores feudais enfraquecidos que, em troca da submissão aos interesses do monarca, buscam proteção de seus interesses, destacando-se a isenção do pagamento dos impostos, o monopólio sobre a terra e ainda o controle das forças armadas. Classe em ascensão naqueles tempos, a burguesia tinha interesse na formação do Estado Moderno, pois a unificação de moedas ou mesmo de tarifas alfandegárias poderia facilitar as suas transações comerciais." Da leitura do trecho exposto, é possível concluir que:

a) O Estado Moderno surge em um contexto de declínio do sistema feudal, emerge então, a necessidade de unificação dos territórios e assim, a figura do Rei é fortalecida. Contudo, os enfraquecidos senhores feudais, recusam-se a se submeterem às vontades do monarca e serão, junto à burguesia, o principal grupo de oposição aos reis.

b) A solução para a superação do já decadente sistema feudal, foi a centralização de poder na mãos da aristocracia. Esse grupo junto à burguesia, recebe o poder político dos enfraquecidos senhores feudais e então, passam a controlar os territórios do Estado Moderno.

C) Assim como os senhores feudais, a burguesia, classe social em ampla expansão econômica e política, opta pelo apoio à figura do monarca, uma vez que com o fortalecimento do rei e a formação de um Estado Moderno, poderiam obter diversas vantagens, como o favorecimento em suas transações comerciais.​

Respostas

respondido por: AnaPaula6676
0

Resposta:

não sei mais acho que é o número c

Perguntas similares