• Matéria: Pedagogia
  • Autor: netovieira1
  • Perguntado 4 anos atrás

A brincadeira é um dos direitos da criança; direito, esse, consagrado na Convenção dos Direitos da Criança e nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Para Vygotsky (1998), o brincar é o verdadeiro "laboratório da infância". Por meio dos jogos e brincadeiras, as crianças estão:
Escolha uma:

a. Transformando o ato de aprender num ato prazeroso em que o descobrir, construir
e reconstruir o conhecimento se tornam significativos e duradouros

b. Realizando vivências cotidianas que pouco ou nada influenciam a construção do conhecimento

c. Interagindo, mas cabe sempre e somente ao adulto criar situações de confronto com diferentes manifestações culturais de maneira a construir conhecimento

d. Apenas transformando as brincadeiras em atividades parecidas com as dirigidas pelas professoras

e. Assegurando o brincar, uma vez que ele é visto como algo desejável, mas que não substitui a transmissão formal do conhecimento nas creches

Respostas

respondido por: viniciusrm19
5

As brincadeiras são representadas como direitos de todas as crianças, de forma que devem ser compreendidas pelas mesmas como atos prazerosos, que não somente fomentem o lazer, mas também sejam percebidos como atos de aprendizado (Alternativa A).

A brincadeira deve fazer parte da realidade das crianças. Para isso, é preciso que os educadores estimulem a reconstrução do conhecimento, através da brincadeira, para algo significativo e duradouro. Este processo se faz em mediação com as crianças, propondo atividades prazerosas e que estimulem o aprendizado.

Entenda mais sobre brincadeiras e infância em: brainly.com.br/tarefa/47865793

Anexos:
respondido por: aapanegassi
4

Resposta:

Transformando o ato de aprender num ato prazeroso em que o descobrir, construir

e reconstruir o conhecimento se tornam significativos e duradouros

Explicação:

Comentário: Ao utilizarem‑se dos jogos e das brincadeiras, as crianças estariam transformando o ato de aprender num ato prazeroso em que o descobrir, construir e reconstruir o conhecimento não se tornam efêmeros, mas se mantêm através do tempo. Portanto, o jogo é potencialmente valioso para a educação da primeira infância, lembrando que sua qualidade educativa é dependente da existência de espaços físicos, de condições materiais e das intenções pedagógicas do educador em relação à atividade lúdica.

Perguntas similares