A brincadeira é um dos direitos da criança; direito, esse, consagrado na Convenção dos Direitos da Criança e nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Para Vygotsky (1998), o brincar é o verdadeiro "laboratório da infância". Por meio dos jogos e brincadeiras, as crianças estão:
Escolha uma:
a. Transformando o ato de aprender num ato prazeroso em que o descobrir, construir
e reconstruir o conhecimento se tornam significativos e duradouros
b. Realizando vivências cotidianas que pouco ou nada influenciam a construção do conhecimento
c. Interagindo, mas cabe sempre e somente ao adulto criar situações de confronto com diferentes manifestações culturais de maneira a construir conhecimento
d. Apenas transformando as brincadeiras em atividades parecidas com as dirigidas pelas professoras
e. Assegurando o brincar, uma vez que ele é visto como algo desejável, mas que não substitui a transmissão formal do conhecimento nas creches
Respostas
As brincadeiras são representadas como direitos de todas as crianças, de forma que devem ser compreendidas pelas mesmas como atos prazerosos, que não somente fomentem o lazer, mas também sejam percebidos como atos de aprendizado (Alternativa A).
A brincadeira deve fazer parte da realidade das crianças. Para isso, é preciso que os educadores estimulem a reconstrução do conhecimento, através da brincadeira, para algo significativo e duradouro. Este processo se faz em mediação com as crianças, propondo atividades prazerosas e que estimulem o aprendizado.
Entenda mais sobre brincadeiras e infância em: brainly.com.br/tarefa/47865793
Resposta:
Transformando o ato de aprender num ato prazeroso em que o descobrir, construir
e reconstruir o conhecimento se tornam significativos e duradouros
Explicação:
Comentário: Ao utilizarem‑se dos jogos e das brincadeiras, as crianças estariam transformando o ato de aprender num ato prazeroso em que o descobrir, construir e reconstruir o conhecimento não se tornam efêmeros, mas se mantêm através do tempo. Portanto, o jogo é potencialmente valioso para a educação da primeira infância, lembrando que sua qualidade educativa é dependente da existência de espaços físicos, de condições materiais e das intenções pedagógicas do educador em relação à atividade lúdica.