2- Descreva o que é o efeito estufa.
3- Quais são as consequências do efeito estufa?
4-Como é formado o ozônio?
5- Quais os gases que destroem a camada de ozônio?
6- Como podemos diminuir o buraco na camada de ozônio?
7- Que consequências podemos esperar com o buraco na camada de ozônio?
Respostas
Resposta:
2-Efeito estufa é um fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra.
3-Extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas. Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, que provocará também ondas migratórias. O derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível do mar são consequências do efeito estufa.
4-O ozônio é formado na estratosfera, quando inicialmente a radiação ultravioleta quebra moléculas de oxigênio (O2) e libera átomos desse elemento (O).
5-Os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), juntamente aos clorofluorcarbonetos (CFCs), brometo de metila e halons, são tipos de Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs).
6-Hoje ocorre no mundo todo um processo de substituição desse gás CFC e de outros gases poluentes da atmosfera terrestre na tentativa de reduzir o tamanho do buraco na camada de ozônio e, dessa forma, proteger os seres vivos das ações nocivas da radiação ultravioleta.
7-Consequências. A existência de buracos na camada de ozônio é causa de grandes preocupações, pois a radiação não é absorvida, chegando ao solo, podendo causar câncer de pele nas pessoas, uma vez que os raios ultravioletas alteram o DNA das células.
Resposta: 2- O efeito estufa ou efeito de estufa é um processo físico que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha é emitida pela superfície terrestre e absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, os chamados gases do efeito estufa ou gases estufa.
3- Consequências do efeito estufa
Extinção de espécies e danos a diversos ecossistemas. Perdas de terras em decorrência do aumento do nível do mar, que provocará também ondas migratórias. ... O derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível do mar são consequências do efeito estufa.
4- Na estratosfera, o ozônio é formado quando a radiação ultravioleta, de origem solar, interage com a molécula de oxigênio, quebrando-o em dois átomos de oxigênio (O). O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).
5-Os hidroclorofluorcarbonos (HCFCs), juntamente aos clorofluorcarbonetos (CFCs), brometo de metila e halons, são tipos de Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs).
7-A existência de buracos na camada de ozônio é causa de grandes preocupações, pois a radiação não é absorvida, chegando ao solo, podendo causar câncer de pele nas pessoas, uma vez que os raios ultravioletas
alteram o DNA das células.
Explicação: bons estudos!!