faça um texto abordando a questão a questão do racismo relançado com a historia dos EUA e seus desdobramentos ativistas
Respostas
Resposta:
última semana de maio de 2020 foi marcada por protestos nas ruas dos Estados Unidos. Na imprensa e nas redes sociais, as imagens de lugares vazios, uma constante em período de distanciamento social, deram lugar a fotos de aglomerações. Manifestantes foram às ruas pedir justiça pela morte de George Floyd, um segurança de 46 anos, negro, morto na última segunda-feira (25) por um policial na cidade de Minneapolis, no estado do Minnesota.
Desde a segunda metade do século 19, o sul dos EUA convive com duas estruturas diferentes: o norte, cuja origem da mão de obra era livre, formada por imigrantes europeus, e o sul, onde os trabalhadores eram africanos escravizados na monocultura.
Nem a independência ou a guerra de Secessão foram capazes de resolver o problema. A segregação racial permaneceu como uma das características da sociedade americana.
O presidente Abraham Lincoln aprovou a liberdade mas os negros e seus descendentes continuaram a ser tratados como escravos. No final do século 19 surge a Ku Klux Khan e os conflitos se acirram.
Na década de 1960, com os ativistas dos direitos humanos Martin Luther King e Malcom X batalhas se sucedem até a aprovação da Lei dos Direitos Civis.
Hoje, cinco décadas depois, os americanos ainda vão às ruas gritar contra o preconceito racial....
explicação=
não sei se tá certo mais tentei né .