Respostas
Resposta:
O conceito de raça ariana teve seu auge do século XIX até a primeira metade do século XX, uma noção inspirada pela descoberta da família de línguas indo-europeias. Alguns etnólogos do século XIX propuseram que todos os povos europeus de etnia branca-caucasiana eram descendentes do antigo povo ariano.
Explicação:
Resposta:
eu achei isso espero que ajude
Em 1936, ocorreram as Olimpíadas de Berlim, na Alemanha, com o ditador Adolf Hitler no poder.
Apesar de ser contra o evento esportivo no país, Hitler aceitou sediar a cerimônia com o objetivo de fazer propaganda do nazismo e confirmar o que chamava de “supremacia ariana”, conceito que induziu muitos alemães a se considerarem superiores a pessoas de outros países ou judeus, por exemplo.
Foi nesse contexto que apareceu o atleta negro Jesse Cleveland Owens, com então 22 anos, nascido em Alabama, nos Estados Unidos. Ele se tornou o primeiro atleta a vencer quatro ouros em uma Olimpíada e, com a sua vitória, desafiou diretamente a crença na superioridade da raça ariana.
Ele ganhou as medalhas nos 100m, 200m, revezamento 4×100 e salto a distância. A Alemanha ficou no topo das Olimpíadas naquele ano, com 33 medalhas de ouro, contra 24 dos Estados Unidos. Mesmo assim, a vitória de Jesse Owens entrou para a história pelo momento simbólico: ele foi o homem negro que subiu ao pódio em pleno regime nazista.
Posteriormente, o atleta relatou em uma biografia que o racismo que sofreu não ocorreu somente na Alemanha, mas também no seu país de origem, já que o então presidente, Franklin Roosevelt, não lhe enviou um telegrama o parabenizando pela conquista. Ele ainda foi obrigado a entrar pela porta de trás da Casa Branca, enquanto seus outros companheiros brancos da equipe entraram pela porta da frente.