Após essa caminhada do início do século XIX até a segunda metade do século XX já não se usa o termo terapêutica musical‘ e sim musicoterapia‘. Os primeiros princípios na construção da teoria da Musicoterapia foram descritos por Gaston (1968) como sendo:
l. O estabelecimento ou restabelecimento das relações interpessoais: a justificativa para este princípio baseou-se na qualidade da música como instrumento para a inserção social. A música dia a dia em quase todas as culturas, tem sido uma das atividades grupais que mais satisfação deu, não só por sua atração sensorial única, mas porque era, e é, comunicação não verbal” (GASTON, 1968, p. 15 grifo do autor). Deste modo o trabalho da musicoterapia enfatiza a característica da música como (re)integradora em atividades sociais.
ll. A obtenção da autoestima mediante a autorealização: este segundo princípio está diretamente relacionado com o primeiro. Uma interação social se faz a partir da autoestima, pois, ela é a confiança e a satisfação consigo mesmo (Ibid., p 17). As atividades musicais vêm ao encontro deste exercício de autorealização por ser uma ação compartilhada com o musicoterapeuta e demais integrantes de um grupo. Para tanto faz necessário certo grau de competência.
lll. O emprego do poder singular do ritmo para dotar de energia e organizar: este elemento musical, o ritmo permite colocar a energia em movimento ao mesmo tempo em que organiza. Constitui o elemento mais potente e dinâmico da música (...) faz mover a engrenagem (Ibid., p 17). Na musicoterapia é possível induzir e modificar a conduta de modo suave, insistente e dinâmico em uma relação desprovida de temor, com confiança e satisfação em si mesmo.
Assinale a alternativa correta:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Após essa caminhada do início do século XIX até a segunda metade do século XX já não se usa o termo terapêutica musical' e sim musicoterapia'. Os primeiros princípios na construção da teoria da Musicoterapia foram descritos por Gaston (1968) como sendo: l.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás