A) Por que o cavalo está muito magro?
Respostas
Resposta:
pq ele não come uai ,-,
Explicação:
confia
Resposta:
FALTA A IMAGEM!
1) Verifique se o cavalo possui algum problema de saúde. Antes de tentar engordá-lo, é importante descobrir se a perda de peso não está sendo provocada por alguma doença. Leve-o ao veterinário, que deverá investigar o estado de saúde do animal. Caso ele tenha alguma doença, o profissional indicará o tratamento adequado, que provavelmente também auxiliará no ganho de peso.[1]
As causas mais frequentes de perda de peso em cavalos são infestação por parasitas (vermes) e problemas dentários.
2) Preste atenção à saúde bucal do cavalo. Se ele afasta a cabeça no momento de pôr o bridão ou se come de forma desajeitada, derrubando porções semi-mastigadas de comida no chão ou na vasilha de água, pode estar com problemas dentários. Quando o cavalo sente dor ao mastigar, ele pode preferir comer menos a enfrentar a dor, o que o leva a emagrecer sem que apareçam outros sintomas.
Conforme envelhece, o cavalo pode desenvolver inúmeras deformidades nos dentes — pontas (ou beiradas afiadas), mordida cruzada (quando um dente torto perde o encaixe com o dente da arcada oposta), ondulações (molares inferiores com desgaste desigual) — que podem ocorrer em ambas arcadas. Quando ocorrem, tais deformidades impedem que o animal mastigue o alimento apropriadamente, resultando numa perda gradual de nutrientes.
3) Peça ao veterinário que verifique os dentes do cavalo. A partir das informações que ele obtiver, será possível determinar se a perda de peso é decorrente de problemas dentários. O veterinário também deve investigar se o cavalo mastiga a comida de forma correta.
Os dentes do cavalo crescem até a segunda década de vida, então convém cuidar para que ele tenha os dentes examinados e, quando necessário, raspados, todo ano.
4) Verifique se o cavalo está com vermes. O veterinário vai recolher uma amostra das fezes do animal, a qual será submetida a um exame de contagem de ovos de parasitas. Se o cavalo estiver infestado por minhocas vermelhas (quadro conhecido como ciatostomiase), provavelmente sofre de dores estomacais ou inflamação intestinal, o que o impede de digerir a comida completamente. Uma vez identificada a espécie do parasita, o cavalo será vermifugado duas vezes, com um intervalo de três semanas entre cada procedimento. Isso será suficiente para livrar o cavalo dos vermes adultos, bem como dos ovos e das larvas.[4]
Cavalos estão mais sujeitos a contrair vermes se dividem o pasto com outros cavalos contaminados, que eliminam os ovos dos parasitas nas fezes, contaminando o capim.
Cerca de 95% de ovos de parasitas encontrados em pastos são de minhoca vermelha; portanto, sempre que as circunstâncias para a sua propagação forem favoráveis, a probabilidade de que o seu cavalo se contamine será alta. Outros parasitas encontrados em pastos e que também podem causar perda de peso são os strongyloides.
5) Faça um exame de sangue completo. Essa despesa pode ser indesejável, mas o teste vai mostrar se o cavalo possui alguma deficiência mineral e se seus órgãos estão funcionando normalmente. Com essas informações, é possível descobrir se o animal precisa de algum suplemento. Além disso, o exame pode detectar outros problemas que influenciam no apetite — doenças respiratórias, diarreia crônica, úlceras, transtornos de comportamento etc.
O apetite pode diminuir quando o cavalo desenvolve certos transtornos, como o vício em engolir ar ou mastigar madeira. Ambos fazem com que o cavalo ingira muito ar durante a mastigação, que se acumula no estômago e deixa o animal satisfeito antes que ele tenha tempo de comer uma porção apropriada.