• Matéria: História
  • Autor: andreyjosebueno
  • Perguntado 4 anos atrás

Leia o texto abaixo:

“Por fim, as potências vitoriosas buscaram desesperadamente o tipo de acordo de paz que tornasse impossível outra guerra como a que acabara de devastar o mundo e cujos efeitos retardados estavam em toda parte. Fracassaram da forma mais espetacular. Vinte anos depois, o mundo estava de novo em guerra.”
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 383.

1. Dentre as resoluções do Tratado de Versalhes (1919), após o fim da 1ª Guerra Mundial, podemos citar: *

1 ponto

a) A França foi considerada culpada pela guerra. Foi fortemente punida, militar e economicamente. Perdeu colônias, cedeu territórios, entregou minas de carvão e teve restrição a equipamentos militares. A Alemanha comandou as decisões, pois foi o país vitorioso na guerra.

b) A Alemanha foi considerada culpada pela guerra. Porém, após um apelo do presidente Woodrow Wilson, dos Estados Unidos, o país não foi punido. Apenas perdeu colônias e teve de sair de territórios invadidos.

c) O Brasil defendeu a Alemanha nas reuniões do Tratado de Versalhes. O governo brasileiro defendeu que nenhum país fosse punido, que houvesse uma “paz sem vencedores”. Porém, a Alemanha foi considerada culpada pela guerra, mas os países vitoriosos concordaram em não punir a Alemanha.

d) A Alemanha foi considerada culpada pela guerra. Foi fortemente punida, militar e economicamente. Perdeu colônias, cedeu territórios, entregou minas de carvão e teve restrições a equipamentos militares. O exército alemão só poderia ter no máximo 100 mil homens.

Observe a manchete abaixo, publicada em maio de 2021:



2. Em meados de 2021 as hostilidades entre Israel e Palestina voltaram a ficar mais intensas, num conflito que dura décadas. Qual fato do século XX está na origem deste confronto? *

1 ponto

a) Para resolver problemas de ocupação da Palestina entre judeus e árabes, em 1947, os Estados Unidos fizeram um plano de partilha da Palestina em dois Estados: Israel e Palestina. Em 1964 a Palestina foi fundada. Israel nunca foi criado.

b) A Organização das Nações Unidas nunca teve interesse pela disputa no Oriente Médio, por se tratar de um problema local, sem relevância para o mundo.

c) Para resolver problemas de ocupação da Europa entre judeus e árabes, em 1914, a Organização das Nações Unidas, aprovou um plano de partilha da Europa em dois Estados: Israel e Palestina. Em 28 de junho de 1914, os judeus fundaram o Estado de Israel. O Estado Palestino não foi criado.

d) Para resolver problemas de ocupação da Palestina entre judeus e árabes, em 1947, a Organização das Nações Unidas, aprovou um plano de partilha da Palestina em dois Estados: Israel e Palestina. Em 14/05/1948, os judeus fundaram o Estado de Israel. O Estado Palestino não foi criado.​

Respostas

respondido por: aninharesende2008
16

Resposta:

Resposta é D D

Explicação:

respondido por: litorsouza
7

1) Após a Primeira Guerra Mundial a Alemanha foi considerada culpada do conflito e foi duramente punida pelo Tratado de Versalhes. Portanto, estão corretas as informações apresentadas na alternativa d.

O sentimento de revolta da população com as sanções impostas pelas potências vencedoras foi usado por Adolph Hitler para dar mais popularidade ao discurso nazista.

2) As disputas pelo território da palestina foram acirradas quando o território foi dividido pela ONU para dar origem a dois Estados: de Israel e da Palestina. Porém, apenas o Estado de Israel foi criado no ano de 1948. Portanto está correta a alternativa d.

Além disso, Israel desrespeitou as determinações da ONU e invadiu áreas que haviam ficados destinadas à população palestina, matando milhares de famílias e condenando o restante a viver na pequena Faixa de Gaza, local que sofre constantes ataques militares de Israel.

Veja mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/3736870

Anexos:
Perguntas similares