a) quais as funções do Departamento de Impresa e Propaganda segundo a fonte?
b) algumas das atribuições do departamento de imprensa e propaganda eram promover, organizar e patrocinar atividades do governo. pesquise imagens que revelem o caráter de exaltação de Getúlio Vargas como chefe de Estado associado ao trabalhismo, Explique dia interpretação em uma produção textual.
c) indenfique o discurso presente na fonte 2, relacionando às outras fontes da atividade e às aulas do(a) professor (a). o que está sendo representado na imagem e qual o significado desta representação?
d) em grupos, realize uma pesquisa sobre as diferentes manifestações culturais (música, peça teatral, texto literário etc.) que foram vendida censuradas pelo departamento de imprensa e propaganda e escolha uma delas para analisar. não se esqueça de apontar os elementos que levaram à censura.
Respostas
a)O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi um órgão criado no Brasil em dezembro de 1939, por decreto do presidente Getúlio Vargas. O DIP serviu como instrumento de censura e propaganda do governo durante o Estado Novo.
b)Getúlio Vargas era a de “pai dos pobres” e de “pai dos trabalhadores”, na época de 1937, que acabou com os partidos políticos, as eleições e a autonomia dos estados. Que foram consolidadas as leis trabalhistas. Aos poucos o governo federal foi centralizando as decisões políticas e econômicas.
A partir disso, começou um controle muito rígido dos sindicatos, as greves foram ilegítimas e muitos analistas do governo foram presos.
O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) foi a propaganda para divulgar ideias de desejo de trabalhar, com a finalidade de incentivar os trabalhadores para auxiliar a industrialização do país.
c) “Crianças! Aprendendo, no lar e nas escolas,
o culto da Pátria, trareis para a vida prática todas as possibilidades
de êxito.
Só o amor constrói e, amando o Brasil, forçosamente o conduzireis
aos mais altos destinos entre as Nações, realizando os desejos de
engrandecimento aninhados em cada coração brasileiro”.
A representação significa que, para promover a confiança do povo no novo governo que defendia o ideário de encaminhar o país na direção do progresso.