1. Leia a "Carta de leitor" abaixo e responda às questões na sequência:
a. Como é possível descrever a estrutura dessa carta?
b. O que, de fato, está sendo contestado na carta?
c. Qual é a opinião do leitor em relação a esta temática?
d. Mesmo se tratando de uma situação de contestação, isso foi feito de uma forma muito tranquila e civilizada. Como é possível comprovar isso no texto?
e. Qual o seu posicionamento frente a esses fatos? Você concorda com o autor da carta? Justifique.
Respostas
Resposta:
a) A carta está estruturada em local, data, vocativo ("caro editor"), corpo do texto, despedida e assinatura ("A.A.N").
b) Na carta está sendo contestado o teor incompleto de matéria sobre adoção publicada em uma revista. Conforme o corpo do texto da carta, a matéria deixou de, principalmente, dar as instruções de como adotar, bem como de abordar a problemática da exigência de perfis determinados para adoção.
c) Sou favorável à adoção indistintamente de perfil do adotado. Acho que todo ser humano deve ter direito a uma família, dignidade e a um lar.
d) Comprova-se civilização da contestação pela inexistência de palavras e/ou termos agressivos e pelo tom argumentativo com o qual se contesta.
e) Concordo sim com o autor da carta. Primeiro, instruções de como proceder com uma adoção são essenciais, burocráticas e, geralmente, inacessíveis, a revista acaba por assumir uma função social de comunicação importante nesse sentido; e segundo, sobre o perfil exigido pelos pais adotantes, acredito também que a revista tem um importante papel de apontar o fato criticamente, com a função de formar opinião.
Espero ter ajudado, bons estudos!