Urgenteeeeeeeeeeeeeeee
O gráfico abaixo ilustra a posição (s) em função do tempo (t), em unidades do SI, para um móvel que se desloca
em movimento retilíneo e uniforme.
Determine:
a) o deslocamento escalar e a distância percorrida pelo móvel entre os instantes t0 = 0 a t = 10 s.
b) a velocidade escalar entre os instantes t0 = 0 a t = 4 s, t = 4 s a t = 8 s e t = 8 s a t = 10 s.
Respostas
Resposta:
Movimento uniforme é o deslocamento que ocorre em linha reta e com velocidade constante, assim, percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. No movimento uniforme, não há aceleração.
Veja também: Conceitos básicos de Cinemática
Suponha que um veículo mova-se em movimento uniforme com velocidade de 30 km/h. Em um intervalo de tempo de 30 minutos (0,5 hora), esse veículo desloca-se 15 km; em 60 minutos (1 hora), desloca-se 30 km; em 2 horas, portanto, 60 km.
Todo movimento uniforme é retilíneo. Se o corpo estiver movendo-se em uma trajetória circular com velocidade constante, sempre haverá uma aceleração apontando para o centro das curvas (aceleração centrípeta), sendo assim, esse tipo de movimento não pode ser categorizado como uniforme, mas sim circular uniforme. Fórmulas do movimento uniforme
No movimento uniforme, a posição varia com o tempo de forma constante. Podemos calcular a posição em que um móvel estará após um intervalo de tempo (t). Para tanto, devemos saber a sua posição inicial (S0) e a velocidade (v) com a qual esse corpo desloca-se. Após ter identificado essas informações, basta utilizá-las na seguinte fórmula:
Função horária da posição
S – posição final do móvel
S0 – posição inicial do móvel
v – velocidade do móvel
t – intervalo de tempo
Para utilizar essa fórmula, é necessário lembrar as unidades utilizadas para cada uma das grandezas acima de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI). De acordo com o SI, as posições são dadas em metros (m), a velocidade é dada em metros por segundo (m/s) e o intervalo de tempo é medido em segundos (s).
Explicação:
espero ter te ajudado