Maria acaba de passar por uma cirurgia plástica de abdominoplastia, pois estava incomodada com o excesso de pele na região devido ao processo de emagrecimento que passou. A cirurgia causa um grande desconforto e é preciso cuidar muito da região dos pontos, que geralmente fica na parte final do abdômen (de quatro a cinco dedos abaixo do umbigo).
Após o procedimento, é normal ficar inchado e com retenção de líquidos, visto que uma quantidade considerável de pele e de gordura foi retirada. Devido a esta situação, o médico cirurgião plástico de Maria, assim como a maioria dos cirurgiões que realizam este tipo de operação, indicou a drenagem linfática, técnica usada para diminuir edemas e inchaços. Ela procurou por um centro estético e iniciou um programa de tratamento de drenagem linfática corporal.
(IMAGEM)
Após as sessões iniciais, Maria reparou que estava mais inchada na região abdominal do que antes de iniciar o procedimento estético. Ela questiona ao profissional quais os fatores possíveis para essa situação.
Qual sua resposta à pergunta de Maria?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Na abdominoplastia, é realizada uma incisão na parte inferior do abdômen, onde ficará a cicatriz. Dessa forma, é preciso estar atento a clientes que passaram por esse tipo de cirurgia, visto que essa cicatriz impede as técnicas-padrão da drenagem linfática.
Geralmente, drenamos a linfa da parte inferior do abdômen para os linfonodos da região superior da perna. Entretanto, esse tipo de cicatriz faz uma barreira para a passagem de linfa. Dessa forma, é indicado que a drenagem seja realizada para linfonodos na região superior do corpo.
Resposta:
Informarei a Maria que ao passar por um procedimento cirúrgico, é comum e normal que a região fique com hematomas, inchada e dolorida e que começa a desaparecer, naturalmente, cerca de 1 semana depois da abdominoplastia.
Explicaria como abdominoplastia se direciona predominantemente para os linfonodos axilares, voltando, posteriormente, ao normal com a restituição dos canais linfáticos para os linfonodos inguinais superficiais.
A drenagem linfática manual estimula o funcionamento do sistema linfático responsável por eliminar a linfa, sim o seroma consiste no acúmulo de líquidos debaixo da pele, normalmente, nos locais onde a gordura foi retirada.
Explicação:
Abdominoplastia se direciona predominantemente para os linfonodos axilares, voltando, posteriormente, ao normal com a restituição dos canais linfáticos para os linfonodos inguinais superficiais.