• Matéria: Sociologia
  • Autor: lia004s
  • Perguntado 4 anos atrás

gente por favor, alguém me ajuda
é para entregar hoje​

Anexos:

Respostas

respondido por: oiyxnks
1

Resposta:

1. O que muitos sociólogos e estudiosos das relações sócio-políticas de umas das maiores potências do mundo, a China, enxerga é o grande interesse da própria em cooperação a fim de ter créditos sociais, técnicos e econômicos em solos do continente africano.

2. O interesse é nas matérias primas dos países africanos (minérios e energéticos, principalmente). No fim, se trata apenas de uma troca. A China investe através de exportações (armas, manufaturados, armazenagem, e entre outros), e recebe em troca o que lhe interessa. Há quem diga que se trata de uma relação cooperativa, e não colonial ou imperialista, como a relação do EUA com os países sul-americanos.

3. São muitos, afinal, essa relação vêm sendo construída e uniformizada desde da década de 90, com as relações de Pequim com muitos países do sul da África, sendo essa relação o início dessa cooperativa econômica multilateral. Se destaca a construção de aeroportos, ferrovias e portos em países da África, garantindo uma internacionalização do mercado africano com outros países.

4. O que se tem visto da relação entre China e o continente africano, é que tudo, até o momento, está se tratando de uma troca, resumidamente. Pois, os chineses investem em diversas áreas, desde de doações (caridade, ONGs, fundações) à turismo e indústrias na África e em troca, a China recebe em troca aquilo do qual a interessa.

Diante disso, o que cria uma distinção da relação de China x Europa, é pelo fato, de toda a relação da Europa com à África ser desgastante, pois aumentou os níveis de pobrezas e vulnerabilidades socioeconômica no continente Africano, o continente colonizado. A Europa se interessava apenas em colonizar os bens e matérias primas de seu interesse, sem criar uma estabilidade para o povo africano, gerando uma escassez em recursos naturais, tendo como consequência até os dias atuais, a escravidão e colonialismo global sobre o continente colonizado. Enquanto a relação de China com África se trata de uma relação construtiva, onde há investimento naquilo que se é usado por parte da China.

— A alternativa 5 é pessoal e precisa assistir ao vídeo, de toda forma, tentei ajudar com base nos meus conhecimentos, logo, não há uma posição ideológica nas respostas, tudo foi baseado em estudos e artigos de sociólogos e geógrafos. Espero ter ajudado, se cuida e siga os protocolos contra o COVID, ein!


lia004s: MUITO OBRIGADO DE VDD, OBRIGADO MESMOIOOOOO
Perguntas similares