Características de cada regime (Fascismo, Nazismo e Stalinismo) *
Respostas
Quando falamos de regimes totalitários, os três regimes que sempre vêm à nossa mente são o fascismo, o nazismo e o stalinismo. Esses foram os três regimes totalitários mais famosos que existiram e que, inclusive, foram protagonistas na Segunda Guerra Mundial. Apesar disso, o debate sobre regimes totalitários também se estende a outros regimes, como o regime comunista do Khmer Vermelho, no Camboja, ou mesmo o atual regime comunista existente na Coreia do Norte.
No caso deste texto, o enfoque será baseado aos regimes nazista, fascista e stalinista. Importante mencionar que cada um desses possuía características peculiares por conta das diferenças das origens ideológicas. As características básicas dos regimes totalitaristas eram:
Culto ao líder: Os três regimes impunham um forte culto ao líder, e a imagem deles era espalhada por diversos locais, como escolas e instituições públicas, por exemplo.
Centralização do poder: O poder ficava concentrado nas mãos do líder ou do partido.
Doutrinação: A população era alvo de uma intensa doutrinação, cujo objetivo era o de propagar a ideologia do regime. A doutrinação da população começava com o ensino infantil e estendia-se a outros grupos.
Censura: Os meios de comunicação eram censurados, assim como qualquer manifestação artística. A oposição não tinha liberdade de atuação. O objetivo da censura era barrar ideologias contrárias e críticas ao governo.
Supressão dos partidos políticos: Nesses regimes, somente um partido tinha autorização de funcionar — o partido do governo.
Criação de inimigos internos e/ou externos: Os regimes totalitários criavam inimigos internos e/ou externos, e o combate a esses grupos era utilizado como justificativa para medidas autoritárias.
Uso do terror: O terror era utilizado como arma para amedrontar os opositores políticos e como mecanismo de perseguição a grupos tratados como “inimigos” etc.