Os impactos ambientais no processo de industrialização
A arrancada industrial teve início na Inglaterra por volta de 1780. Deu origem às fábricas, primeiras unidades produtivas, inicialmente voltadas para a produção de tecidos de algodão e de lã. Cem anos depois, navios a vapor levavam essas manufaturas inglesas a todo planeta, enquanto fábricas da Alemanha, da França e dos estados Unidos entravam na corrida pelos mercados mundiais. A partir da década de 1850, com a chegada do petróleo e da eletricidade, o mundo moderno começa a se configurar.
A outra face do desenvolvimento industrial foi a degradação do meio ambiente, também em grande escala. Os resíduos do carvão, que movia as máquinas a vapor, dos metais e de outras substâncias eram simplesmente descartados na água, no ar e no solo, sem considerar os possíveis resultados de tais práticas. Hoje sentimos na pele os efeitos danosos dessa inconsequência, com altos níveis de poluição associados ao carvão, ao petróleo e à eletricidade.
Quase 90% de toda a energia gerada no mundo provém de três combustíveis fósseis: carvão, petróleo e gás natural. O carvão, de uso mais antigo, é mais empregado atualmente em países asiáticos, como a China, onde 70% da energia gerada resultam da queima desse combustível. Além de estimular, juntamente com o petróleo, o aquecimento planetário, o carvão contribui diretamente para as chuvas com altas concentrações de ácidos em sua composição. Outros danos ambientais resultam da poluição das águas e do solo, nas proximidades das minas de carvão. Além disso, o homem destruiu florestas inteiras para obter carvão vegetal e lenha. O desmatamento tornou os rios mais vulneráveis a erosão.
1) Cite elementos que caracterizam o mundo moderno de acordo com o texto. *
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
carvão,petróleo e à eletricidade
Explicação:
espero ter ajudado
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás