A resposta à pergunta sobre o que é o Esclarecimento, de acordo com Immanuel Kant, marca o homem iluminista e o projeto de educação das luzes. A respeito do Esclarecimento, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Se constitui pela autoridade de agir por si só e totalmente para si.
Alternativa 2:
É a condição do homem em abandonar o conhecimento tradicional.
Alternativa 3:
Encabeça uma crítica a condição de predomínio da racionalidade sobre o sujeito.
Alternativa 4:
Endossa uma contundente emancipação do homem pela razão, saindo da menoridade.
Alternativa 5:
Implica a condição do homem em abandonar a autonomia e assumir a heteronomia pela razão.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
Endossa uma contundente emancipação do homem pela razão, saindo da menoridade.
Explicação:
Está na pagina 89 do livro Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação.
Onde diz:
Esclarecimento (Aufklärung) significa a saída do homem de sua
minoridade, pela qual ele próprio é responsável. A minoridade é a
incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela
de um outro.
Espero ter ajudado, bons estudos
Para Kant, Esclarecimento endossa uma contundente emancipação do homem pela razão, saindo da menoridade. Logo, a alternativa 4 é a resposta correta.
O famoso texto "o que é o esclarecimento?", de Kant, é uma obra fundamental para compreender o Iluminismo, corrente filosófica em que se baseou a Revolução Francesa que, por sua vez, dissolveu o Antigo Regime.
Neste texto, diz Kant:
- Esclarecimento (Aufklärung) significa a saída do homem de sua minoridade, pela qual ele próprio é responsável. A minoridade é a incapacidade de se servir de seu próprio entendimento sem a tutela de um outro. É a si próprio que se deve atribuir essa minoridade, uma vez que ela não resulta da falta de entendimento, mas da falta de resolução e de coragem necessárias para utilizar seu entendimento sem a tutela de outro. Sapere aude! Tenha a coragem de te servir de teu próprio entendimento, tal é, portanto, a divisa do Esclarecimento.
O movimento iluminista lançava críticas diretas ao absolutismo do Antigo Regime. Os nobres, para o Iluminismo, eram os que defendiam a organização de sociedades aristocráticas, não democráticas.
O Iluminismo foi tão importante para a Revolução Francesa pois estimulou a confiança nas ideias de igualdade, independência, racionalismo e liberdade contra a disciplina, a hierarquia, a autoridade e a desigualdade representadas pelo Antigo Regime.
O Iluminismo apostava que uso crítico e construtivo da razão humana geraria o progresso da humanidade ao libertar o mundo da magia, dos dogmas metafísicos, dos preconceitos morais, das superstições religiosas e das desumanas e da tirania política.
O agente deste progresso, na França, era a classe burguesa, pronta a substituir a nobreza do Antigo Regime.
O Iluminismo francês emprestava de Kant o famoso lema: "Ousa pensar!" (Sapere aude), símbolo da busca pela autonomia racional e individual sem as amarras da crença e da opinião irrefletida. A tarefa do pensamento, com o Iluminsimo, passa a ser escolher, ordenar, promover e realizar a ordem que se considere necessária. Não se trata mais de contemplar e compreender, como na filosofia clássica, nem, muito menos, relacionar-se com qualquer aresta teológica, como na filosofia medieval.
Pode-se resumir os principais elementos do Iluminismo nos seguintes pontos:
- cientificismo
- racionalismo
- materialismo
- antirreligiosidade
- homem como auto-inventor infinito
- crença na perfectibilidade do futuro
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/2837208