Um gato da cor marrom foi cruzado com duas fêmeas. A primeira fêmea era da cor preta, e teve 7 filhotes da cor preta e 6 filhotes da cor marrom. Já a outra fêmea, também era da cor preta, e teve 14 filhotes, sendo todos eles da cor preta. A partir desses cruzamentos marque a opção que contém os genótipos do macho, da primeira e da segunda fêmea respectivamente.
a) Aa, aa, aa.
b) AA, aa, aa.
c) aa, AA, aa.
d) aa, Aa, AA.
e) Aa, AA, Aa.
Respostas
→ D) aa, Aa, AA.
Explicação:
Em herança dominante (A_) os indivíduos afetados são filhos de casais onde pelo menos um dos pais é afetado (A_). Com essa informação, tanto a cor preta como a cor marrom podem ter herança dominante, pois percebemos no heredograma 1 em anexo que há tanto filhos como pais com as cores preta e marrom.
Quando isso acontece (filhos afetados e um dos pais também afetado), um dos pais é heterozigoto (Aa) e o outro é homozigoto recessivo (aa). Nessa situação, os filhos, em média, serão metade com a característica dominante e metade com a característica recessiva, isso aconteceu com os descendentes no heredograma 1. Veja os cruzamentos:
Aa x aa
Aa, Aa, aa, aa
Então os genótipos dos pais do 1º heredograma podem ser:
Macho = Aa, se a fêmea for aa
Fêmea = Aa, se o macho for aa
Portanto já podemos descartar a possibilidade do macho e da fêmea do 1º heredograma serem homozigotos dominantes (AA).
Vale ressaltar que o macho do 2º heredograma é o mesmo do 1º.
Podemos observar no 2º heredograma que nenhum dos 14 filhos são marrons. Isso significa que essa condição (marrom) não é dominante, não sendo capaz de se expressar em nenhum dos filhos, então é recessivo (aa).
Podemos concluir que:
Cor marrom = aa
Cor preta = A_
Como o genitor (macho) dos dois heredogramas é marrom, o genótipo dele nos dois heredogramas é homozigoto recessivo aa e todos os filhos marrons também têm genótipo aa.
Para que todos os filhos do 2º heredograma sejam pretos, a fêmea precisa ser AA, pois todos os filhos terão o alelo dominante A, de acordo com o cruzamento abaixo:
aa x AA
Aa, Aa, Aa, Aa
Em resumo, o genótipo do macho nos dois heredogramas é aa. O genótipo da fêmea no 1º heredograma é Aa e da fêmea do 2º heredograma é AA.