Respostas
Porque desde a história da evolução humana, as cores estavam conectadas com os eventos da vida.
Por exemplo:
Azul: É a cor dos sonhos, da imaginação. O azul é associado à sinceridade, tranqüilidade, fidelidade e ternura. Também expressa conhecimento, cultivo do intelecto, segurança, paz de espírito, frescor, higiene e limpeza.
Vermelho: Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos.
Amarelo: Transmite luz, energia e calor. É símbolo de criatividade e juventude, além de irradiar alegria. Torna os ambientes leves e descontraídos. É culturalmente associada à prosperidade material.
SECUNDÁRIAS, TERCIÁRIAS E OUTRAS
Branco: Expressa sinceridade. Também representa inocência, espiritualidade e paz.
Preto: Cor associada ao mistério. Culturalmente simboliza luto e introspecção, mas também expressa qualidades como sobriedade e sofisticação.
Cinza: Transmite neutralidade, serenidade, sabedoria, estabilidade e descrição. É associada à cor das metrópoles. Por ser um misto de preto e branco, a cor cinza simboliza equilíbrio.
Rosa: Cor que sugere feminilidade e afeição. De característica doce, romântica e fraterna transmite beleza e compaixão.
Marrom: Ela representa disciplina, constância e sobriedade. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Transmite sensatez, conforto, organização, estabilidade, confiança e simplicidade, já que remete à cor da Terra.
Bege: É uma cor que transmite calma e passividade. Está associado à melancolia e ao clássico.
Laranja: É símbolo de coragem, gentileza e otimismo. Costuma ser associada ao equilíbrio de emoções.
Verde: Cor da esperança. Devido à sua inevitável associação com a natureza, simboliza vida, saúde e fartura. Fertilidade, crescimento e renovação também são significados atribuídos à cor verde. Também é relaxante.
Cada cliente interage com os ambientes de forma diferente, por isso quando um estabelecimento está sendo projetado ou está em reformas, o arquiteto ou designer de interiores traz sugestões de como proporcionar o bem-estar e o conforto necessários para cada segmento.