guimarães rosa não foi o primeiro e nem o único escritor brasileiro a tratar, na prosa, os aspectos culturais do sertão. essa tendência, na prosa literária brasileira, destaca-se principalmente a partir da década de 1930, com a publicação de alguns romances que vão muito além do que simplesmente descrever os aspectos culturais de uma determinada região. o romance regionalista, no brasil, cumpre uma intenção comunicativa de denúncia social pela tomada de consciência a respeito da realidade brasileira e dos contrastes sociais marcantes que se revelam pelas condições de exploração e de miséria do povo sertanejo. de acordo com o texto e com a aula "as várias vozes brasileiras", assinale a alternativa incorreta.
Respostas
Resposta:
LETRA B) Os escritores regionalistas utilizaram as variações linguísticas para denunciar a pouca cultura das pessoas que não sabiam falar corretamente.
Explicação:
Os escritores regionalistas NÃO utilizaram as variações linguísticas para denunciar a pouca cultura das pessoas que não sabiam falar corretamente, por isso a afirmativa incorreta é a segunda.
Guimarães Rosa fez parte do Modernismo e junto com outros autores se utilizou da linguagem regional e da valorização do Sertão como forma de denunciar a precariedade em que vivia a população, principalmente no Nordeste.
As obras de Guimarães Rosa são extremamente envolventes, nos fazendo mergulhar na história a ponto de aos poucos nos sentirmos pertencentes aquele mundo cheio de questões e indagações sobre a existência de Deus e do diabo, o bem e o mal, etc.
ME SEGUE NO INSTA POSTO CONTEÚDO TOP LA @CAMILAZIRONDI_ <3