Livro: A menina sem palavras
Quais são Todos os personagens da as baleias quissico?
Em que tempo acontece as baleias de quissico?
Qual é o ambiente da história de as baleias de quissico
Respostas
Resposta:
A menina sem palavra: Uma antologia que aborda uma realidade triste de maneira subjetiva e poética.
A Menina sem palavra é uma antologia de contos escrita por Mia Couto, autor que conheci em 2017 e que me surpreendeu com seus ensaios reunidos no livro "E se Obama fosse Africano?". O autor é um dos principais escritores africanos e é comparado à Gabriel Garcia Márques, João Guimarães Rosa e Jorge Amado. Já recebeu diversos prêmios, sendo um deles o prêmio Camões; o principal prêmio literário português.
Os contos aqui apresentados, retratam a visão infantil moçambicana diante de situações como trabalho infantil, guerra, morte, gravidez na adolescência e o significado da vida e da infância. Tenho que admitir que esperava muito mais das histórias que encontrei e por diversos momentos cogitei avaliar esta antologia com apenas 3 estrelas. Mas após ter lido metade deste livro, cheguei a sonhar com alguns dos contos e passei um tempo refletindo sobre o que havia lido. As narrativas me impactaram muito mais do que eu esperava sem que eu percebesse de imediato.
A escrita de Mia Couto é poética, encanta pela sutileza e impacta pela inocência dos personagens. As narrativas são repletas de simbolismos e muitas vezes precisei ler mais de uma vez na intenção de captar todo o conceptismo da obra.
"Será que há bondade num mundo que já não espera nenhuma coisa? Sempre repeti - hás os que querem, há os que esperam."
Não são histórias felizes.. muitas delas são tristes, profundas e reflexivas. Algumas pessoas me disseram que são histórias infantis. Mas discordo e acredito que dificilmente uma criança conseguiria absorver toda a complexidade narrativa de Couto.
Mia Couto certamente é um autor que continuarei lendo. Ele não supriu minhas expectativas com esta antologia; mas me apresentou histórias de uma outra cultura de maneira respeitosa e que me fez reforçar a empatia que carrego dentro de mim. Se em seu livro de ensaios o autor africano crítica a visão deturpada do povo africano sobre si mesmo e a brutalidade em que as mulheres são tratadas em seu país... em "A Menina sem palavra" ele mostra que mesmo diante de uma situação absurda de miséria e violência as crianças ainda tentam ser crianças, mesmo que isso seja uma tarefa quase impossível.
"Que valia ser criança se lhe faltava infância? Este mundo não estava para meninices. Porque nos fazem com esta idade, tão pequenos, se a vida aparece sempre adiada para outras idades, outras vidas?"
A vida é tão bruta, muito mais bruta do que desejamos acreditar. Lutar por um mundo melhor é umas das possíveis saídas, mas quando se é criança, lutar não se torna uma saída. Se torna uma tarefa árdua que endurece sua inocência aos poucos e transforma em adultos precoces aqueles que deveriam aproveitar o início da vida. Uma triste realidade, que só mudará quando os adultos de fato pararem de se fazerem de cegos diante das situações negativas do mundo.