• Matéria: Administração
  • Autor: samaraareaantunes
  • Perguntado 4 anos atrás

Em saúde, a utilização do termo vulnerabilidade começou no início dos anos 1980, com os estudos sobre a síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), compartilhando conceituações da área dos Direitos Humanos. Foram as características da evolução da epidemia, como a mudança no perfil das pessoas atingidas e variáveis socioeconômicas, que trouxeram à tona novas associações ao contexto da infecção, exigindo a redefinição das ideias individualizantes até então vigentes sobre os “grupos de risco”. A adoção do conceito de vulnerabilidade, em substituição ao de grupo de risco, aconteceu nesse processo, indicando a ampliação das chances e formas de acometimento pela doença pela totalidade da população.
Em contraponto à ideia de “Sociedade de Risco”, que Ulrich Beck cunhou após o acidente nuclear de Chernobyl, Ucrânia, considerando-se que o risco expande de forma indistinta pelas sociedades, a ecologia política surgiu como a corrente que discute conflitos socioambientais sob a ótica da desigualdade social - aqui tomada pela desigualdade de poder decisório e expulsão de populações economicamente desfavorecidas para as periferias das cidades – bem como sua exposição a contaminações e poluição. Com o elemento da vulnerabilidade sob perspectiva, o estudo dos conflitos ambientais passou a reconhecer que o aspecto social deve estar presente quando se trata de riscos, visto que a propensão de uma população ao risco sofre determinações da estrutura desigual de concentração de poder na sociedade.


CARMO, Michelly Eustáquia do; GUIZARDI, Francini Lube. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Caderno de Saúde Pública, 2018; vol. 34(3):e00101417.


Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir.


I. O uso do termo vulnerabilidade no lugar de grupo de risco implica a possibilidade de a totalidade da população ser atingida por uma doença.
II. Os estudos sobre a AIDS possibilitaram o início das discussões sobre vulnerabilidade no âmbito da saúde.
III. A desigualdade de concentração de poder em uma sociedade não implica em maior vulnerabilidade dos grupos minoritários a certos riscos.


É correto o que se afirma em

Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
III, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
II e III, apenas.

Respostas

respondido por: lucimarymegahair
3

Resposta:

? pq colocar so a pergunta se não tem a resposta.


krikailton97: PARA OUTRA PESSOAS RESPONDER SUA MULA.
Anônimo: tenho os mpas de Fisica 1 e 2 quem precisar so chamar 41999176279
respondido por: bocatlg
10

Resposta: Alternativa 4 I e II,

Explicação:

Foi preciso surgir doencas atipicas, que nao se adequavam a padroes e sim a prevencao, para que fosse discutido o assunto da vulnerabilidade da populacao a determinadas doencas

Perguntas similares