Que fato motivou a procura pela existência do nêutron?
A) A comparação da massa do hélio com o hidrogênio.
B) A comparação entre carbono e oxigênio.
C) Conselhos de Rutheford.
D) Nenhuma das alternativas acima
Respostas
Resposta:
C) Conselhos de Rutheford.
Explicação:
A descoberta do nêutron aconteceu no ano de 1932 com o físico inglês James Chadwick. Utilizando a conservação da quantidade de movimento, realizou uma experiência que comprovou a existência do nêutron. No entanto, doze anos antes desse acontecimento, o célebre cientista inglês Rutherford já tinha previsto a existência dessa partícula.
A experiência que J. Chadwick realizou consistiu, basicamente, em fazer com que feixes de partículas alfa se colidissem com uma amostra de berílio (um elemento químico pertencente à família 2A da tabela periódica). Dessa colisão apareceu um tipo de radiação que levaram muitos cientistas a acreditar que se tratava de raios gama. Após realizar vários cálculos, James concluiu que não se tratava de raios gama, a radiação invisível era formada por nêutrons. Para comprovar que realmente se tratava de nêutrons, Chadwick mediu a massa dessas partículas, pois segundo Rutherford elas tinham massa igual à do próton. Com esse feito e por seus importantes trabalhos, em 1935 James foi premiado com o Prêmio Nobel da Física.
Por Marco Aurélio da Silva
Resposta:
Letra A) A comparação da massa do hélio com o hidrogênio. (eu acertei essa questão
Explicação:
Mesmo após tantas descobertas sobre o átomo, existia ainda uma grande dúvida sobre a constituição do núcleo, dúvida esta motivada pela comparação entre os núcleos do hidrogênio e hélio. Assim o núcleo devia ter algum segredo. Tal segredo era um partícula sem carga elétrica e com massa igual à massa do próton, chamada nêutron, que foi descoberta por James Chadwick. É importante salientar que tal partícula já havia sido prevista por Rutheford. Estava assim descoberta a última partícula do átomo.