• Matéria: Sociologia
  • Autor: vinnihvinicius00712
  • Perguntado 4 anos atrás

1. (ENEM 2013- adaptado) A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja: *


a) exercício de tutela sobre atividades jurídicas e políticas.
b) consagração do poder político pela autoridade religiosa.
c) concentração do poder nas mãos de elites técnico-científicas.
d) estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do governo.


Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.
MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.
2. (Enem-2013- adaptado) A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser: *


a) munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.
b) possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.
c) guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
d) sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.


jungesgiovanna: 1d 2c
crdzj: correto

Respostas

respondido por: tagliettimariana
5

1  -  A tripartição de poderes pode acontecer em um modelo político que haja um estabelecimento de limites aos atores públicos e as instituições do governo, dessa maneira, a alternativa correta é letra D.

No Brasil há tripartição de poderes.

2 - Assim, podemos afirmar que Maquiavel dizia que o homem era guiado pelos seus interesses e suas ações podiam mudar de acordo com esses interesses, a alternativa correta é letra C.  

 Ele acreditava que os fins justificavam os meios e que o rei devia proteger sua sociedade.

 Saiba mais em: https://brainly.com.br/tarefa/19832168

Anexos:

scorpion2020: Vc pode me ajudar nessa tarefa por favor
scorpion2020: https://brainly.com.br/tarefa/43988805
scorpion2020: Ela está no meu perfil
respondido por: Matheusieti
0

1) A liberdade em uma perspectiva de Estado, deve seguir o sentido de limite aos atores públicos, bem como as instituições que o governo organiza, como orientado na Letra D.

Estado para Maquiavel:

Maquiavel utiliza a descrição sobre os principados, que são divididos em: Hereditário e adquirido, onde aponta o as duas formas de como o governante chega ao poder  podendo ser pela virtude ou pela fortuna, dois termos também elencados no livro.

Por fim, Maquiavel nota os paralelos entre o poder em sua obra, que atua como um documento onde Maquiavel relata uma série de "dicas" as quais os governantes do Estado deveriam cumprir.

Mais sobre a ideia de Estado:

https://brainly.com.br/tarefa/20719427

2) Maquiavel analisou a necessidade do homem de agir de forma guiada por seus interesses, e, as ações iam de acordo com essas necessidades de cada indivíduo, como orientado na letra C.

Maquiavel divide a obra falando sobre os Estados, suas divisões, as monarquias, além de como os impérios devem se fortalecer eliminando os inimigos, simulando situações e acordos para enfraquecê-los.

Por fim, a forma corrompida da democracia é a tirania, fazendo uso abusivo do poder em paralelo as necessidades da sociedade.

Mais sobre as sociedades modernas:

https://brainly.com.br/tarefa/20580718

Anexos:
Perguntas similares