Respostas
OLÁ!
Vamos lá
Etapas para conduzir uma investigação científica
A investigação científica é um método de experimentação matemática e experimental que consiste em explorar, observar e responder a perguntas que permitirão a construção e teste de uma hipótese previamente estabelecida.
O processo consiste em desenvolver uma hipótese, que é testada por diferentes métodos e modificada até que os resultados sejam consistentes com os fenômenos observados e os resultados produzidos pelos testes.
A hipótese é essencial para o processo, pois é uma ferramenta que permite aos cientistas coletar informações, o que leva o pesquisador a explorar uma hipótese e a desenvolver amplas explicações gerais ou teorias científicas.
Características de uma investigação científica
Entre as principais características do processo de investigação científica estão as seguintes:
- A hipótese deve ser testável, mesmo se o resultado a negue.
- A pesquisa deve envolver raciocínio dedutivo para incluir premissas verdadeiras para chegar a uma conclusão lógica e raciocínio indutivo para adotar uma abordagem oposta.
- Deve ser composto por uma variável independente, ou seja, não muda, e uma variável dependente ou variável.
- O processo de experimentação consiste em um grupo experimental que se compara a um grupo controle.
Relação entre o método científico e a pesquisa de mercado
Etapas para conduzir uma investigação científica
Para realizar uma investigação científica, é necessário executar as seguintes etapas:
1. Observar
O primeiro passo na condução de uma investigação científica é observar, ou seja, identificar um fenômeno que queremos testar.
A observação geralmente não é levada em consideração em muitas ocasiões; no entanto, como é possível fazer perguntas quando você tem um fenômeno para estudar?
2. Faça uma pergunta
Consiste em identificar o que você quer saber. O método científico começa quando você faz uma pergunta sobre algo que observa.
Estabelecer a pergunta é definir o que você deseja descobrir sobre esse fenômeno, respondendo à pergunta O quê? Quem? Como? Por quê? Onde? Quando?
3. Construa uma hipótese
Uma hipótese é uma suposição formal sobre um fenômeno. Esta etapa consiste em tentar responder à pergunta com uma explicação que possa ser comprovada, ou seja, como uma teoria de como algo funciona.
A hipótese é uma breve explicação da pergunta que você deseja responder ou uma afirmação que deve ser verificada por meio de experimentação.
4. Teste a Tese
Seu experimento testa se sua previsão é precisa e se sua tese é compatível. Para isso, é necessário realizar testes precisos e justos. Se a hipótese não for viável, é provável que esteja incorreta.
Recomendamos repetir o experimento várias vezes para garantir que os primeiros resultados não sejam um acidente.
5. Realize uma análise de dados e estabeleça uma conclusão
Ao concluir o experimento, você deve coletar as medidas e analisá-las para ver se elas suportam sua hipótese. Quando não é positivo, os cientistas criam um novo processo com base nas informações obtidas.
6. Comunique os resultados
A última etapa do processo da investigação científica é a apresentação dos resultados, criando um relatório.
Os cientistas podem apresentar os resultados obtidos no processo de pesquisa em diferentes revistas on-line, blogs ou outras plataformas especializadas.
Importância de conduzir uma investigação científica
A pesquisa científica tenta minimizar o desvios que os cientistas podem adotar, ou seja, impede que sejam levados por crenças pessoais.
Este método fornece uma abordagem objetiva e padronizada para realizar experimentos e, assim, melhora seus resultados. Ao usar uma abordagem padronizada, os cientistas podem sentir-se confiantes de que seguirão os fatos e limitarão a influência de noções pessoais pré-concebidas.
A investigação científica funciona corretamente e, quando as hipóteses são confirmadas, é possível criar teorias com amplo alcance.