Respostas
Resposta: Esse é o caso do nervo vago, que atua no coração, pulmões e sistema digestório. Dependendo da posição do nervo –mais superficial ou profundo, uma variação que é comum–, se você encosta em uma região próxima, ele é estimulado e, como reflexo, ocorrerá a tosse.
Explicação:
→ Primeiro algumas considerações anatômicas:
A cavidade onde entra o cotonete é chamada de meato acústico externo, no final desse canal tem a membrana timpânica (tímpano), depois a cavidade timpânica na orelha média e em seguida mais inferiormente a tuba auditiva (canal que conecta a orelha média com a parte nasal da faringe no nível do nariz). No nível da boca tem a parte oral da faringe e mais abaixo tem a parte laríngea da faringe.
→ Por que mexer no meato acústico externo provoca tosse?
Existem neurônios no meato acústico externo que se conectam (fazem sinapses) com os neurônios da membrana timpânica, que por sua vez fazem sinapse com os neurônios da orelha média. Esses neurônios da orelha média então, fazem sinapse com neurônios da tuba auditiva.
O impulso elétrico (sinapse) passa da tuba auditiva para a parte nasal da faringe, que encaminha o estímulo até a parte oral da faringe e finalmente chega até os neurônios do nervo vago na parte laríngea da faringe.
O nervo vago então é estimulado e provoca a tosse.